Hospital Estadual de Bauru recebe prêmio por trabalho inovador

Ambulatório de hepatites virtuais presta atendimento específico e humanizado

seg, 07/09/2009 - 19h00 | Do Portal do Governo

A equipe de profissionais do Hospital Estadual Bauru Arnaldo Prado Curvêllo  conquistou o segundo lugar na categoria “atendimento ao cidadão” do Prêmio Ideia Saudável, promovido pela Secretaria da Saúde de São Paulo. A premiação é um reconhecimento ao atendimento específico e humanizado prestado aos pacientes portadores de hepatites. 

Pioneiro na região, o ambulatório de hepatites virais começou a funcionar em abril de 2008 e recebe portadores da doença que até então não possuíam qualquer assistência especializada. 

Ali são recebidos os pacientes encaminhados pelos bancos de sangue da região e pelas unidades básicas de saúde dos municípios do DRS-6 (Departamento Regional de Saúde/Bauru). A unidade já realizou campanhas, interna e externa, para identificação da doença na população. Em dezembro passado, 34 casos foram constatados quando mais de 2.200 pessoas passaram pela Praça Rui Barbosa para fazer o teste rápido de hepatite “C”. 

Neste mês o ambulatório concluiu o tratamento de seis pacientes portadores de hepatite “C”. Eles fazem parte do grupo que recebe atendimento desde o início do serviço. 

Segundo os médicos responsáveis, após a conclusão de algumas etapas do tratamento, os pacientes permanecem sem ser medicados por um período de seis meses. Caso seja constatado que o vírus continua ausente, existe a possibilidade de cura. Ao todo, 80 pessoas estão sob investigação diagnóstica e 37 delas já fazem o tratamento orientado pela equipe médica do hospital. 

O Hospital Estadual Bauru é administrado pela Faculdade de Medicina de Botucatu/Unesp e Fundação para o Desenvolvimento Médico e Hospitalar (Famesp). Sua área de abrangência compreende 68 municípios e uma população estimada em 1,8 mi habitantes. 

Do Hospital Estadual de Bauru