Hospital Estadual de Bauru fará transplante renal

Instituição já realiza captação de órgãos e transplante de córnea

seg, 26/02/2007 - 11h47 | Do Portal do Governo

O Hospital Estadual Bauru (HEB) poderá realizar transplante renal. A portaria nº 67, do Ministério da Saúde, que regulamenta o procedimento foi publicada no Diário Oficial da União do dia 2 de fevereiro de 2007. Desde meados de 2006 o HEB, que é administrado pela Faculdade de Medicina de Botucatu/Unesp e Famesp, aguarda a liberação para dar início a mais este serviço pelo SUS – Sistema Único de Saúde.

O hospital, que executa atualmente a captação múltipla de órgãos e o transplante de córnea. deverá iniciar até maio o transplante de rim com doador vivo e, posteriormente, com doador morto.

O transplante intervivos, como é chamado, acontece com a doação do órgão de alguém da família do paciente. Por lei, pais, irmãos, filhos, avós, tios, primos de primeiro grau e cônjuges podem ser doadores. Os doadores não parentes só podem doar em condições especiais após liberação judicial conforme lei vigente.

Ambulatório de Transplante

A partir de agora, os pacientes renais crônicos da região com indicação para transplante poderão entrar em contato com o setor de agendamento do HEB. A consulta deverá ser agendada com um médico nefrologista (especialista em rins), que vai iniciar a preparação para realização do transplante. A preparação consiste em uma série de exames realizada com o paciente e com o provável doador para analisar a compatibilidade entre eles. Após a primeira consulta, os exames ficam prontos entre 30 e 60 dias.

De acordo com Amélia Trindade, coordenadora regional da OPO (Organização de Procura de Órgãos) da região de Botucatu, que abrange Botucatu, Bauru, Jaú e Avaré e suas sub-regiões, “todos os renais crônicos que estão em diálise são candidatos potenciais ao transplante e não existe fila de espera para transplante com doador vivo”.

Além disso, a chance de sucesso do transplante renal com doador vivo é bem maior por vários fatores. O principal deles, ressalta a médica, é que o rim é retirado do doador e transplantado imediatamente havendo assim menor comprometimento das funções do órgão. Outra vantagem é que dificilmente quem recebe o rim de um doador vivo precisa passar por hemodiálise após o transplante.

Serviço:

Hospital Estadual Bauru “Arnaldo Prado Curvêllo”

O número de telefone para agendamento é o (14) 3103-7777

www.heb.bauru.unesp.br

Da Assessoria de Comunicação e Imprensa do Hospital Estadual Bauru

 

(AM)