Hospital Estadual de Bauru está perto de zerar espera por córneas

Atualmente, apenas duas pessoas aguardam pelo transplante

qui, 24/09/2009 - 9h30 | Do Portal do Governo

O Hospital Estadual de Bauru está próximo de atingir uma importante marca: zerar a fila de espera pelo transplante de córneas. Atualmente, duas pessoas aguardaram pela doação. Antes, um paciente aguardava dois anos por uma córnea. Hoje, a média é de duas semanas de espera.

Administrado pela Faculdade de Medicina de Botucatu/Unesp e pela Famesp (Fundação para o Desenvolvimento Médico e Hospitalar), o Hospital Estadual de Bauru já captou mais de 650 córneas, realizando cerca de 137 transplantes deste tecido. Quando o serviço de captação de órgãos do hospital foi inaugurado, em 2004, mais de cinco mil pessoas aguardavam pelo transplante de córneas no Estado de São Paulo

“É difícil para a família tomar a decisão pela doação quando acontece o falecimento. Por isso é tão importante que as famílias conversem antes sobre doação de órgãos, para que todos conheçam a opção pela doação”, avalia Márcia Vilma Silva, supervisora da Unidade Psicossocial do Hospital Estadual de Bauru.

Dia Nacional do Doador de Órgãos e Tecidos

Domingo, 27, é o Dia Nacional do Doador de Órgãos e Tecidos. Em comemoração, o Hospital Estadual Bauru recebe neste sábado, 26, familiares de doadores para uma homenagem. Foram convidadas 301 famílias de doadores e 14 receptores. Os próprios receptores de órgãos farão homenagens às famílias doadoras, como forma de incentivar discussões e manifestações sobre ser ou não um doador.

O evento em homenagem aos doadores acontece pelo quinto ano consecutivo. A celebração acontece com o intuito de chamar a atenção sobre a necessidade das pessoas manifestarem, entre seus familiares, a vontade de ser um doador.

“É muito gratificante saber que um trabalho que é feito com tanto cuidado e dedicação, além de fazer a vontade do doador e da família, beneficia tantas outras pessoas”, afirma Márcia Vilma Silva.

Do Hospital Estadual de Bauru