Hospital Estadual de Américo Brasiliense realiza novo procedimento cirúrgico

Cirurgia corrige doença que provoca excesso de suor

dom, 16/08/2009 - 13h00 | Do Portal do Governo

O Hospital Estadual de Américo Brasiliense realizou pela primeira vez uma cirurgia denominada de simpatectomia por videotorascocopia. Esse procedimento corrige uma doença que provoca excesso de suor em algumas partes do corpo como axilas e mãos (hiperidrose áxilo-palmar). A paciente, uma mulher de 26 anos, foi operada na semana passada, 7, recebeu alta depois de dois dias. 

O procedimento é considerado de pequeno porte, pois as perfurações ocorrem apenas na região das axilas. A inserção de uma microcâmera permite a visualização na tela de um monitor, o que dispensa os cortes mais extensos, necessários em cirurgias tradicionais. “Essa tecnologia possibilita menor tempo de afastamento do trabalho e um curto período de internação, que normalmente varia de 3 a 4 dias” afirma Taylor Endrigo Toscano Olivo, gerente médico da instituição. 

Segundo dados da Sociedade Internacional de Hiperidrose, esse procedimento traz resultados satisfatórios em até 90% dos casos. Muitas vezes a melhora é imediata, e pode até ser observada na sala de recuperação. 

Estimativas apontam que 176 milhões de pessoas sofrem de hiperidrose em todo o mundo. Além das mãos e axilas, o excesso de suor pode ocorrer em outras regiões do corpo como couro cabeludo, pescoço, face e pés, o que acarreta prejuízos sociais e psicológicos para os pacientes.

Existem várias formas de tratamento como injeções locais de toxina butolínica e uso de antiperspirantes, adstringentes e medicamentos, mas nenhuma delas é eficaz como a cirurgia. 

Do Hospital Estadual Américo Brasiliense