Hospital Estadual Bauru promove atividades no Dia do Rim

No mundo, doenças renais matam cerca de 12 milhões por ano

qui, 08/03/2007 - 12h43 | Do Portal do Governo

Na área da saúde, em 8 de março comemora-se o Dia Mundial do Rim. O Hospital Estadual Bauru (HEB) adminstrado pela Faculdade de Medicina (FM) da UNESP, campus de Botucatu, participa da campanha de prevenção de doenças renais – “Previna-se”, promovida pela Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN).

Nos dias 8 e 9 de março o Hospital realiza atividades internas para esclarecer sobre a importância de cuidar bem dos rins. O objetivo é conscientizar os profissionais da área da saúde sobre os riscos das doenças renais, que matam 12 milhões de pessoas por ano no mundo.

Como parte das atividades, os cerca de 1.200 funcionários do hospital recebem material informativo. Além disso, uma equipe especializada esclarece sobre doença renal crônica. Também serão utilizados cartazes nas unidades de atendimento para chamar a atenção do público para a causa.

A iniciativa de integrar a campanha é da enfermeira, Aniela Nascimento Pivotto, junto com as equipes de nefrologia, marketing e do Programa de Humanização do HEB. “O aspecto mais preocupante é que o indivíduo pode ter um problema renal e não apresentar sinais ou sintomas que o alerte. O diagnóstico precoce é essencial para a preservação da função dos rins”, salienta o nefrologista Fábio Duarte Garcia.

Segundo dados da SBN, dois milhões de pessoas no Brasil possuem doença renal crônica, mas 60% delas não se reconhecem como portadoras do problema. Quando descobrem, a função renal já não pode ser recuperada. Com isso as filas da hemodiálise e do transplante de rim crescem a cada ano.

Diabéticos e hipertensos são os principais grupos de risco, depois aparecem os obesos e as pessoas com histórico familiar de problemas nos rins.

Orientações básicas da campanha “Previna-se”

O que fazem os rins

Os rins têm as funções de regular a pressão, filtrar o sangue, eliminar as toxinas do corpo, controlar a quantidade de sal e água no organismo, produzir hormônios importantes para evitar anemia e doenças ósseas e eliminar excessos de medicamentos e outras substâncias ingeridas.

Como saber se é portador de uma doença renal

Fique atento aos seguintes sintomas e procure orientação médica:

– Pressão alta;

– Inchaço (de pernas, face ou generalizado);

– Sangue na urina;

– Cólica renal causada por cálculos (pedras);

– Indício de infecção urinária (dor, ardor ou dificuldade ao urinar, urina mal cheirosa ou turva, aumento da freqüência das micções);

– Anemias/palidez anormal;

– Fraqueza e desanimo constante;

– Náuseas e vômitos freqüentes pela manhã.

Quem deve fazer exame para diagnóstico de doença renal (mesmo sem sentir nada)

Seria bom se todas as pessoas fizessem um “exame de urina” em algum momento de suas vidas. Algumas pessoas precisam realmente fazê-lo periodicamente, ou seja, aquelas com diabetes, hipertensão arterial, história familiar de doença renal. Parentes de pessoas com diabetes ou hipertensão devem estar atentos, pois podem vir a ter estas duas doenças. Se seus exames de Urina 1 e/ou a dosagem de creatinina no sangue estiverem alterados, consulte um médico.  

Do Hospital Estadual de Bauru

C.M.