Hospital Estadual Américo Brasiliense vai quadruplicar exames e implantar novos serviços

Unidade da Secretaria de Estado da Saúde amplia capacidade de cirurgias e terá tomografia computadorizada para os pacientes do SUS

qui, 18/11/2010 - 10h00 | Do Portal do Governo

O Hospital Estadual Américo Brasiliense (HEAB), unidade da Secretaria de Estado da Saúde, deverá quadruplicar até o final deste ano o número de exames de diagnóstico oferecidos aos pacientes, em relação ao total realizado ao longo do primeiro semestre.
 
Somente de ultrassons e ecocardiogramas o número de procedimentos mensais irá saltar de 160 para 1.200. Já o total de endoscopias irá saltar de 40 para 190 por mês, enquanto os exames de colonoscopia passarão de 15 para 80. Mais: o número de exames mensais de nasofriboscopia irá subir de 15 para 96 e os de broncoscopia passarão de 10 para 36.
 
Já houve ampliação da capacidade do hospital na realização de Holter (180/mês), Mapa (180/mês), espirometria (240/mês), mamografia e densitometria óssea. O Hospital Estadual já realiza, desde outubro, exames de eletroneuromiografia, com disponibilidade inicial de 64 procedimentos mensais. Neste mês serão iniciados também os exames de eletroencefalograma e campimetria visual.
 
Haverá, ainda, ampliação da capacidade de cirurgias, de quatro para 20 por dia, com o centro cirúrgico funcionando a todo o vapor, de segunda a sexta, das 7h às 19h, e aos sábados, das 7h às 13h.
 
Com as especialidades médicas que já eram oferecidas e as que estão chegando, o hospital contará com um total de 25: geriatria, reumatologia, nefrologia, neurologia clínica, clínica geral, oftalmologia, otorrinolaringologia, infectologia, dermatologia, cirurgia de cabeça e pescoço, proctologia, gastro clínica, gastro cirurgia, ortopedia, ginecologia, pneumologia, radiologia, endocrinologia, cirurgia torácica, cardiologia, cirurgia vascular, cirurgia plástica (reparadora), cirurgia pediátrica, terapia intensiva e anestesiologia. Outro diferencial é a equipe multidisciplinar, que dispõe de terapeuta ocupacional, nutricionista, psicóloga, fisioterapeuta, fonoaudióloga e assistente social.

O diretor geral do Hospital Estadual de Américo Brasiliense, José Paulo Pintyá, explica que esta é uma fase importante de expansão dos serviços de saúde oferecidos à população. “Teremos atendimento médico em novas áreas e aumento da capacidade em algumas já existentes, com ênfase nos exames de diagnóstico”. 

Desde agosto a instituição está sob gestão da Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto/USP e pela Fundação de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Assistência (Faepa), por meio do bem sucedido modelo de Organizações Sociais de Saúde implantado em hospitais do governo paulista desde 1998.

 
Novos serviços
 
O Hospital Estadual será o primeiro serviço de saúde da região a contar com um tomógrafo de alta tecnologia, viabilizado pela Secretaria de Estado da Saúde, disponível para a população de toda a região de Araraquara. O novo serviço estará disponível em até 30 dias, com capacidade inicial de 500 exames/mês, podendo ser ampliada em função da demanda regional.
 
Outra novidade é a integração do hospital ao Serviço Estadual de Diagnóstico por Imagem (SEDI), um sistema que possibilita a emissão online de laudos de exames por imagem, como raio-X, tomografias, ressonâncias, entre outros, com tempo médio de quatro horas.
 
Após a realização do exame no paciente no hospital, a imagem é enviada para uma rede virtual e acessada por médicos do Sedi na capital paulista, que elaboram o laudo e disponibilizam as informações de forma imediata.
 
Uma outra necessidade da região de Araraquara será atendida com a implantação de um Serviço de Verificação de Óbitos (SVO) no HEAB, no início de 2011.
 
Além da ampliação dos atendimentos nos serviços já existentes, em janeiro será aberta uma nova ala do HEAB, com 33 leitos específicos para cuidados paliativos.

Do Hospital Estadual de Américo Brasiliense