Hospital Emílio Ribas dá dicas para prevenção de gripes e resfriados

Ingestão de líquidos e alimentação balanceada são essenciais para manter a imunidade em alta

seg, 15/04/2013 - 11h30 | Do Portal do Governo

Gripes, resfriados e alergias tendem a aumentar durante o outono. O alerta é do Instituto de Infectologia Emílio Ribas, referência no tratamento de doenças infecciosas.

– Siga o Governo do Estado de São Paulo no Twitter e no Facebook

Aspectos como a baixa umidade do ar, as diversas alterações de temperatura durante o dia e as aglomerações de pessoas em ambientes fechados facilitam o contágio por vírus e aumentam o número de casos de inflamações das vias respiratórias e alergias.

LEIA TAMBÉM
Começa campanha de vacinação contra a gripe em todo o Estado  

Sintomas

De acordo com o infectologista Ralcyon Teixeira, apesar da gripe e do resfriado apresentarem sintomas semelhantes, são provocados por vírus distintos e devem receber o diagnóstico e tratamentos adequados.
O resfriado tem sintomas mais leves, como corisa e leves dores no corpo e permanece no organismo por no máximo três dias. Já a gripe exige mais atenção, pois aparece de forma mais agressiva e prolongada, manifestando-se por febre, fortes dores no corpo, tosse seca e falta de ar.

Como evitar

Beber bastante líquido é essencial para o combate à infecção. Além disso, uma alimentação balanceada, exercícios físicos e manter o sono em dia são fatores que ajudam a manter a imunidade em alta.
Teixeira salienta a importância de beber bastante água e se ater aos sintomas. “É muito importante observar os primeiros sintomas e procurar auxílio profissional imediato para evitar que um simples resfriado possa se tornar uma pneumonia ou algo mais grave”, diz ele, lembrando que a automedicação deve ser evitada.

Do Portal do Governo do Estado