Hospital do Servidor tem novo serviço de prevenção a mulher

O projeto foi elaborado pelos departamentos de ginecologia, radiologia e anatomia patológica

seg, 09/03/2009 - 19h53 | Do Portal do Governo

O Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual (Iamspe) implantou um novo serviço de prevenção à saúde da mulher. Trata-se do Projeto Care (Centro de Alta Resolução em Ginecologia), uma inovação no sistema de atendimento ambulatorial em ginecologia dentro do Hospital do Servidor Público Estadual (HSPE).

O projeto foi elaborado pelos departamentos de ginecologia, radiologia e anatomia patológica visando agilizar o agendamento de consultas, diagnósticos, tratamento e até cirurgia de eventuais doenças na mulher, inclusive câncer. A proposta é que a funcionária pública – ou sua dependente – receba atendimento completo, incluindo a realização de consultas e exames em um único dia.

Simples e ágil

O Projeto Care tem função preventiva. As pacientes que chegam para realizar exames de papanicolaou têm a opção de passar pela supervisão de um especialista, que realizará no mesmo dia exame ginecológico completo e coleta da colpocitologia oncótica, que pode indicar a existência de tumores em fase inicial.

De acordo com a idade da usuária, serão realizados na ocasião outros exames como sorologia para detectar rubéola, hepatites B e C, ultrassom transvaginal, mamografia e densitometria óssea. Um médico mastologista de plantão avalia os resultados das mamografias e, se necessário, encaminha a usuária para pulsão e eventual cirurgia.

Iniciado no final do ano passado, o projeto atendeu até o dia 4 de março 949 mulheres. Desse total, 331 realizaram exames de mamografia, outras 406 exames radiológicas, além das 116 que passaram por exames de densitometria, indicador para osteosporese. Quatro usuárias foram encaminhadas ao Grupo de Mama, responsável por punções e cirurgias.

Promoção da saúde e licença-maternidade

O projeto Care segue orientação do Governo do Estado que inclui a adoção de ações e desenvolvimento de programas de prevenção e promoção da saúde voltados para funcionárias públicas e suas dependentes.

Outra  iniciativa do Estado em prol da saúde da mulher é a lei sancionada pelo governador José Serra em julho que estende a licença-maternidade para as servidoras de 120 para 180 dias. O objetivo é aumentar o tempo de aleitamento materno, contribuindo para a redução de doenças entre os recém-nascidos.

Dados da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) apontam que o aleitamento materno nos seis primeiros meses de vida da criança é essencial, pois reduz em 17 vezes as chances de a criança contrair pneumonia, em 5,4, anemia e em 2,5, diarréia. A SBP constatou ainda que grande parte das mães abandonam a amamentação devido à necessidade de retornar ao trabalho ao término da licença-maternidade.

Do Iamspe