Hospital do Servidor tem campanha de prevenção à surdez

Ideia é mostrar que em qualquer fase da vida, por diferentes motivos, a audição pode ser prejudicada

sex, 27/11/2015 - 14h38 | Do Portal do Governo

No mês de prevenção à surdez, o Hospital do Servidor Público Estadual chama atenção para os problemas auditivos que não afetam apenas idosos ou pessoas que nasceram com propensão à doença. A campanha mostra que em qualquer fase da vida, por diferentes motivos, a audição pode ser prejudicada. Os danos variam entre leve, moderado, severo e profundo.

A falta de informação ainda é um dos maiores problemas. A deficiência auditiva pode ser gerada ou agravada por infecções, acidentes, exposição a ruídos, genética, entre outros fatores.

O corpo dá alguns sinais que a audição não está correta, como por exemplo, a perda gradual de audição, quando as pessoas pedem frequentemente para repetir o que acabou de ser dito, quando há dificuldade de entendimento em conversas e quando o volume do rádio ou da televisão está muito alto. Esses são sintomas corriqueiros, mas que devem ser observados no dia a dia.

O Hospital do Servidor Público fornece dicas para uma audição saudável, confira abaixo:

– Objetos pontiagudos nunca devem ser utilizados nos ouvidos, eles podem causar lesões nos tímpanos;

– O uso incorreto de hastes flexíveis, conhecidas popularmente como cotonetes, é um dos fatores que mais causam problemas. Seu uso deve ser feito apenas na parte externa. Em nenhuma situação deve ser introduzido no canal;

– Controle o volume de aparelhos sonoros (MP3, som do carro, celular, etc.). A exposição prolongada a sons altos pode trazer riscos para a audição;

– Nunca utilize remédios por conta própria. Além de um risco desnecessário ainda pode agravar o problema;

– Um otorrinolaringologista deve ser procurado em casos de zumbidos, dor de ouvido e até coceira para avaliação e tratamento adequado.

Do Portal do Governo do Estado