Hospital do Servidor realiza campanhas de saúde

Tema serão prevenção às doenças da próstata e doação de sangue

dom, 22/11/2009 - 19h00 | Do Portal do Governo

O Hospital do Servidor Público Estadual (HSPE) realiza entre os dias 23 e 27 de novembro a Campanha de Prevenção da Saúde da Próstata e participa da Semana Nacional do Doador Voluntário de Sangue, que vai até o dia 29. 

A campanha contra doenças da próstata é um incentivo do Serviço de Urologia, organizador das atividades, para facilitar a detecção precoce. O câncer de próstata, por exemplo, tem grande possibilidade de cura se descoberto precocemente. Em 2008, incluindo as duas campanhas anuais e o atendimento ambulatorial, foram diagnosticados 250 casos de câncer de próstata. “Um em cada seis homens pode ter o problema”, alerta Demerval Mattos Junior, diretor do Serviço de Urologia. 

O atendimento ao usuário do Iamspe acontecerá no ambulatório de Urologia do hospital, que fica no 4º andar da rua Borges Lagoa, 1.755, das 8 às 12 horas. Os participantes passarão por avaliação clínica, além da coleta de sangue para dosagem de PSA (a proteína Antígeno Prostático Específico). 

Homens com mais de 50 anos devem realizar anualmente o exame de dosagem de PSA, principalmente se houver casos de câncer de próstata na família. É necessário apresentar a carteirinha do Iamspe . Informações pelo telefone (11) 5088-8294. 

Doação de sangue 

Já o Serviço de Hemoterapia e o Banco de Sangue farão uma homenagem aos doadores voluntários de sangue entre os dias 23 e 29 de novembro, na Semana Nacional do Doador Voluntário de Sangue. 

Estão previstas apresentações musicais no saguão principal do hospital, abertas para o público em geral . No repertório, música instrumental e brasileira. 

Para doar sangue é necessário ter entre 18 e 65 anos, ser saudável e ter peso igual ou superior a 50 kg , estar alimentado e dormir bem na noite anterior. O voluntário passa por uma entrevista e o sangue doado é submetido a exames sorológicos e de mensuração de pressão, pulso e teste de anemia. É feita também a tipagem sangüínea. Todo material utilizado é estéril e descartável. 

Não podem doar sangue pessoas que estejam gripadas, com febre ou qualquer outro tipo de infecção. O mesmo se aplica aos usuários de drogas e pessoas alcoolizadas. 

Programação

24 de novembro – 10 horas
Coral do Mackenzie

25 de novembro – 10h30
Música instrumental com a enfermeira Mirian (funcionária do HSPE)

26 de novembro – 11 horas
Coral do Iamspe/HSPE

Local: Banco de Sangue do HSPE
Endereço: Rua Pedro de Toledo, 1.800, térreo, Vila Clementino – São Paulo.
Horário: de 2ª a 6ª, das 7h30 às 18 horas; sábados, domingos e feriados, das 7h30 às 17 horas
Informações sobre a doação: (11) 5088-8249

Do Hospital do Servidor Público