Hospital do Servidor precisa de doadores de sangue

Cada doação pode salvar até quatro vidas; saiba como doar

qua, 06/08/2008 - 9h01 | Do Portal do Governo

Os estoques do Banco de Sangue do Hospital do Servidor Público Estadual estão em baixa, e precisam de doadores. Em julho, por causa das férias escolares, as doações atingem os pontos mais baixos, mas a utilização de sangue e derivados permanece a mesma. Cada doação pode salvar até quatro vidas.

A doação é simples e rápida. Os pré-requisitos são: estar saudável, ter entre 18 e 65 anos, dormir bem durante a noite, ter peso igual ou superior a 50 quilos. É necessário também estar alimentado e apresentar um documento de identidade.

Não podem doar sangue pessoas que estejam gripadas, com febre ou qualquer outro tipo de infecção. O mesmo se aplica aos usuários de drogas e pessoas alcoolizadas.

O voluntário passa por uma entrevista, e o sangue doado é submetido a exames sorológicos e de mensuração de pressão, pulso e teste de anemia. É feita também sua tipagem sangüínea. Todo o material utilizado é estéril e descartável. 

Serviço

O Banco de Sangue do Hospital do Servidor Público Estadual fica na Rua Pedro de Toledo, 1.800, capital. Funciona de segunda a sexta-feira, das 7h15 às 18 horas; aos sábados, domingos e feriados, das 7h15 às 17 horas. Mais informações, pelo telefone (11) 5088-8249.

Do Iamspe