Hospital do Servidor ganha equipamento de laparoscopia

Fábrica alemã doou o aparelho pois o hostpital é centro de referência em cirurgias laparoscópicas

ter, 09/10/2007 - 10h33 | Do Portal do Governo

O Serviço de Cirurgia Geral do Hospital do Servidor Público Estadual (HSPE) ganhou, em setembro, um Set de Videolaparoscopia, da Karl-Storz, fabricante de equipamentos médicos de alta tecnologia. O hospital foi escolhido pela fábrica alemã por ser centro de excelência pioneiro no Brasil em cirurgias laparoscópicas colo-retais, e por realizar cursos sobre o tema para cirurgiões desde 2001.

O HSPE foi o primeiro hospital público no Brasil a fazer cirurgias videolaparoscópicas, em 1991. Apenas em cirurgias colo-retais, procedimento iniciado em 1996, foram 850 procedimentos. “Somos o centro mais desenvolvido do País nessa modalidade”, garante o diretor do serviço de cirurgia geral do hospital, Renato Arioni Lupinacci. “Essa iniciativa permitirá o aprimoramento de nossas cirurgias e cursos, pois a qualidade técnica e a alta definição do equipamento nos permitirão trabalhar com riqueza de detalhes”, comemora.

A doação foi feita diretamente ao Centro de Estudos em Cirurgia Geral e Oncologia (Cecon), o departamento do HSPE responsável pelos cursos em laparoscopia. O centro organiza treinamentos com duração média de 10 dias, em que os pós-graduandos recebem conhecimento teórico e acompanham os procedimentos cirúrgicos, com número restrito de participantes; os cursos apenas teóricos têm duração de um dia, com a participação de até 300 médicos. 

Da Assessoria de Imprensa do Iamspe