Hospital do Servidor faz cirurgias de fígado por videolaparoscopia

Recuperação é mais rápida do que numa cirurgia convencional

qua, 14/07/2010 - 19h00 | Do Portal do Governo

A equipe do Serviço de Cirurgia Geral e Oncológica do Hospital do Servidor Público Estadual (HSPE) está realizando cirurgias de fígado (hepactectomia) por videolaparoscopia, uma opção menos invasiva para o tratamento cirúrgico de doenças hepáticas e que oferece recuperação mais rápida para o paciente do que na cirurgia convencional.

Mais frequente em operações de vesícula biliar, o uso da videolaparoscopia no combate a tumores benignos, câncer de fígado e outras doenças hepáticas ainda é pequeno no Brasil por conta da alta complexidade da operação e da ausência de cirurgiões com formação nesta técnica. Neste ano, foram realizadas duas cirurgias desse tipo no Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público estadual (Iamspe), que administra o HSPE.

“Uma diferença entre a cirurgia por videolaparoscopia e a convencional é que, no primeiro caso, são feitos pequenos cortes no abdômen do paciente durante o procedimento, e não uma grande abertura como na operação convencional”, explica o médico especialista em cirurgias hepáticas abertas e por videolaparoscopia do HSPE, Renato Micelli Lupinacci.

Segundo o cirurgião, além de diminuir o tempo de recuperação e ser uma opção mais segura, já que evita a exposição dos órgãos internos ao ambiente, diminuindo os riscos de infecção, há um ganho estético – o corte é menor – e uma menor chance de o paciente desenvolver hérnia incisional, que aparece quando a cicatrização do corte cirúrgico é insuficiente, produzindo uma saliência na região.

Do Iamspe