Hospital do Servidor faz campanha de prevenção contra doença renal

O objetivo é alertar a população sobre a importância do órgão

qua, 11/03/2009 - 8h40 | Do Portal do Governo

Em comemoração ao Dia Mundial do Rim, o Hospital do Servidor Público Estadual (HSPE) participa de campanha internacional para prevenção de doenças renais nesta quinta-feira, 12, oferecendo atendimento médico e exames gratuitos. No Brasil, a iniciativa é organizada pela Sociedade Brasileira de Nefrologia. O objetivo é alertar a população sobre a importância do órgão, que filtra impurezas do organismo e regula a pressão arterial, entre outras funções.

“Buscamos a conscientização de grupos de risco – diabéticos, hipertensos, idosos e familiares de pacientes com problemas renais crônicos. Essas pessoas devem ser submetidas periodicamente a exames de urina e de dosagem de creatinina no sangue”, explica o doutor Daniel Rinaldi dos Santos, coordenador da campanha no HSPE e secretário-geral da Sociedade Brasileira de Nefrologia.

Durante a campanha será possível fazer teste de dosagem de glicose no sangue, exame de urina para detecção de marcadores precoces de lesão renal e medição de pressão arterial. A equipe do hospital distribuirá também material explicativo sobre as principais doenças que atingem o órgão e como fazer o diagnóstico precoce. Pacientes com diagnóstico positivo para alguma doença terão orientação inicial de equipe multidisciplinar. Se necessário, serão encaminhados para o Ambulatório de Nefrologia do HSPE, quando usuários, ou para serviços do Sistema Único de Saúde (SUS). Para participar, não é preciso ser usuário do Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual (Iamspe), que administra o HSPE.

Serviço

Atendimento gratuito, aberto ao público em geral, será realizado amanhã (12), das 8h30 às 16h30, Rua Pedro de Toledo, 1.800 – 1º andar do prédio do pronto-socorro, setor de hemodiálise

Do Iamspe