Hospital do Servidor Estadual precisa de doações para banco de leite

Produto pode ser retirado na residência da doadora

sex, 29/06/2007 - 11h02 | Do Portal do Governo

O Hospital do Servidor Público Estadual (HSPE), da Secretaria de Estado da Saúde, precisa de doações de leite materno. Com cerca de 20 litros doados por mês, o hospital está com estoque reduzido em 60% de sua capacidade mensal. Para que o Banco de Leite atenda seus pacientes com tranqüilidade, o seu estoque diário deve ser superior a três litros de leite, pois cada bebê consome, em média, de 10 a 20 ml.

O leite humano é fundamental para a sobrevivência, pois aumenta a imunidade e oferece boa qualidade de vida aos bebês. Por isso, para auxiliar as mães que não têm condições de amamentar seus filhos, ou recém-nascidos prematuros internados no Serviço de Neonatologia, o Banco de Leite Humano do HSPE coleta doações de mães solidárias que, mesmo não possuindo leite em excesso, podem fazer a doação, que não prejudica em hipótese alguma o aleitamento de seus próprios bebês.

Todo leite que chega ao Banco de Leite do HSPE é pasteurizado e passa por exames de controle de qualidade físico, químico e microbiológico antes de ser fornecido aos bebês. Entre a chegada do leite humano no setor até a sua liberação leva em torno de uma semana, devido ao processo de exames laboratoriais e pasteurização. A principal utilização do leite no Serviço de Neonatologia do hospital destina-se à alimentação de recém-nascidos prematuros.

Além de salvar vidas, a doação beneficia muito a mulher, que volta ao peso mais rapidamente, produz mais leite, reduz o risco de câncer de mama, de ovários, evita a osteoporose e tem menos sangramento.

As interessadas devem entrar em contato por telefone com a equipe do Banco de Leite do HSPE que orientará a doadora sobre a coleta do leite, seu armazenamento e conservação. O leite doado pode ser retirado na residência da doadora.

Serviço

Banco de Leite do Hospital do Servidor Público Estadual

Endereço: Rua Pedro de Toledo, 1800  – 4ª andar / Serviço de Neonatologia – Vl. Clementino – SP

Horário de funcionamento: segunda a sexta-feira, das 7h às 19h; sábados, domingos e feriados, das 7h às 13h.

Telefone: 11 5088-8172 e 11 5088-8247

Da Secretaria da Saúde