Hospital do Servidor e Poupatempo orientam sobre diabetes

Doença atinge aproximadamente 15 milhões de brasileiros

qua, 11/11/2009 - 15h00 | Do Portal do Governo

Na semana em que se comemora o Dia Mundial do Diabetes, 14 de novembro, o Hospital do Servidor Público Estadual (HSPE) e os postos do Poupatempo, órgãos vinculados à Secretaria de Gestão Pública, oferecem à população uma programação de saúde diferenciada e gratuita. 

O HSPE oferece um curso de orientação para pacientes com diabetes. As aulas acontecerão sempre às quintas-feiras: 12, 19 e 26. Os participantes receberão informações e material educativo – inclusive sugestão de cardápio diário – elaborado por uma equipe multiprofissional composta de médicos, nutricionistas e enfermeiros. 

Já os postos do Poupatempo de Itaquera e de Santos vão sediar ações promovidas pelas Secretarias Municipais de Saúde com orientações sobre a doença, reforçando a Campanha Diabetes: Educar para Prevenir, tema escolhido para o Dia Mundial do Diabetes.

Em Santos, profissionais da Secretaria Municipal de Saúde realizarão testes de glicemia na sexta-feira, 13, das 9 às 14 horas. No sábado, 14, será montado no posto de Itaquera um Espaço Tira Dúvidas que orientará a população e distribuirá informativos sobre a doença, além de informações sobre as Unidades de Referência para tratamento. O atendimento acontecerá das 9 às 12h30.

Iluminação especial

Desde segunda-feira, 9, o prédio do Hospital do Servidor Público Estadual ganhou uma iluminação especial na cor azul. O hospital participa de uma campanha mundial que visa chamar a atenção da população sobre a doença. A iniciativa partiu da Federação Internacional do Diabetes em 2007 e a cor foi escolhida por ser a mesma utilizada pelas Nações Unidas, simbolizando a união entre os países.

No Brasil diversos monumentos já foram iluminados em campanhas anteriores: o Cristo Redentor (RJ), o Elevador Lacerda (BA), o Memorial da América Latina e o Obelisco (SP), entre outros.

Serviço

Curso de Orientação para Diabéticos no Hospital do Servidor Público Datas: 12,19 e 26 de novembro
Horário: 8 às 12 horas
Endereço: rua Borges Lagoa, 1.755 – 4º andar do prédio dos ambulatórios, sala 478
Inscrições: pelo e-mail prevenir.diabetes@yahoo.com.br ou pelo telefone 11-5088-8947 (das 8h às 16h)

Campanha “Detecção do Diabetes” no Poupatempo Santos
Data: sexta-feira, 13
Horário: das 9 às 14 horas
Endereço: Rua João Pessoa, 246 Centro

Campanha “Compreender para Controlar” no Poupatempo Itaquera
Data: sábado, 14
Horário: das 9 às 12h30
Endereço: Avenida do Contorno, 60 (ao lado da Estação do Metrô Corinthians-Itaquera)

Da Secretaria de Gestão Pública