Hospital do Servidor adota medidas econômicas e sustentáveis

Procedimentos adotados garantirão redução na emissão de poluentes e no consumo de água e energia, entre outros benefícios

qua, 20/01/2010 - 13h00 | Do Portal do Governo

O Instituto de Assistência ao Servidor Público Estadual (Iamspe) adotou medidas para reduzir a emissão de gás carbônico pelas caldeiras, o consumo de água e energia em suas dependências e para evitar contaminações do ar e do solo por produtos químicos e similares. Uma delas foi tomada em parceria com a Eletropaulo e levará à substituição de todo o sistema de refrigeração do Hospital do Servidor Público Estadual (HSPE).

Dessa forma, está prevista a economia de 35% no consumo de energia desse segmento. Para isso, a empresa de energia vai dispor inicialmente de R$ 2,4 milhões, recursos que fazem parte do repasse feito pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) para investimentos em programas dirigidos aos grandes consumidores.

A proposta é construir torres de refrigeração, em substituição aos equipamentos individuais que funcionam hoje em todo o hospital, incluindo os centros cirúrgicos. Outra providência foi a instalação, em setembro de 2009, de 181 placas de aquecimento solar no último andar do hospital. Operando em conjunto com as duas novas caldeiras a gás (uma delas em fase de instalação), as placas permitirão a diminuição de até 50% na energia gasta no aquecimento da água do complexo hospitalar.

Antes, eram utilizadas uma caldeira a diesel e outra elétrica. A primeira, já desativada, jogava, por ano, 74 toneladas de gás carbônico no ar. A elétrica, que também deixará de funcionar, completava a produção necessária para abastecer o HSPE. Os modelos a gás, quando estiverem em pleno funcionamento, emitirão 13% de toneladas de gás carbônico a menos que a única antiga caldeira a diesel e reduzirão a zero o consumo anterior de 190 Kw/h de energia elétrica.

Mais uma medida que garantirá menor gasto de energia, além de mais conforto ao usuário, é a substituição de 12 elevadores por modelos mais modernos. Além disso, haverá a troca das lâmpadas incandescentes e das fluorescentes de 40 watts por similares mais econômicas.

Reciclagem 

A preocupação do Iamspe com o meio ambiente ganhou corpo em 2008, com a transferência do instituto para a Secretaria de Gestão Pública. Desde então, procedimentos de reciclagem e descarte adequado passaram a fazer parte do dia a dia dos funcionários do hospital. Nesse intuito, o pessoal do setor de enfermagem foi treinado para diferenciar o lixo comum do infectante e utilizar as novas lixeiras, compradas especialmente para a separação.

Os funcionários são orientados também a enviar para processo de descontaminação as lâmpadas a serem descartadas, que depois seguem para reciclagem. Para que acondicionem as caixas de papelão provenientes da entrega de medicamentos e equipamentos ao Iamspe, foi criado local específico. Mensalmente, 160 metros cúbicos do material são encaminhados ao Fundo de Solidariedade e Desenvolvimento Social e Cultural do Estado de São Paulo (Fussesp), que o reaproveita.

Com o objetivo de reduzir drasticamente o uso de matérias-primas que levam anos para se decompor, houve o investimento de R$ 1 milhão no processo, em curso, para a digitalização dos exames de imagem. Concluído, limitará a necessidade de utilização, por exemplo, dos filmes nos procedimentos de raios X. O Iamspe ainda desativou o posto de combustível próprio e vai remover os cinco tanques de combustível subterrâneos, localizados na área de transporte, para evitar riscos de contaminação do lençol freático. E parte da frota formada por carros a gasolina e a diesel foi substituída por 33 novas unidades a álcool.

Da Agência Imprensa Oficial e do Iamspe