Hospital do Homem ganha aparelho que alivia dor de paciente oncológico terminal

Pouco invasivo, tratamento é indicado também a homens com aumento benigno da próstrata

ter, 20/09/2011 - 10h00 | Do Portal do Governo

O Centro de Referência em Saúde do Homem (Hospital do Homem), unidade da Secretaria de Estado da Saúde na capital paulista, acaba de ganhar um novo equipamento a laser para tratar os homens com problemas na próstata sem chances de cura, além de ser indicado para os pacientes com tumores benignos, patologia chamada de hiperplasia prostática.

Em todo o país, o Hospital do Homem é o único da rede pública a contar com o aparelho de origem alemã, chamado UroBeam. De modo pouco invasivo, o aparelho vaporiza o interior da glândula e desobstrui o canal da urina, permitindo aos pacientes que fazem uso de sonda terem mais qualidade de vida, voltando a urinar sem dor ou outros desconfortos.

A intervenção com laser, que leva em média 40 minutos, diminui em até duas horas o tempo gasto na operação “aberta”, quando o doente recebe cortes no abdômen. “Desta forma não há sangramentos, os riscos de infecção são mínimos e alta hospitalar ocorre em até 24 horas, o que reduz custos para o SUS e aumenta a rotatividade dos leitos”, destaca o médico coordenador do serviço de urologia, Cláudio Murta.

O método também é indicado aos doentes cardiopatas, pois não há necessidade de interromper as medicações anticoagulantes, medida de prevenção tomada na maioria das cirurgias convencionais. “Podemos utilizar este laser para operar, com segurança, pacientes com a próstata muito aumentada, ou mesmo com alto risco cirúrgico”, explica o urologista João Manzano.

O Centro de Referência da Saúde do Homem fica na avenida Brigadeiro Luís Antonio, 2.651, Jardim Paulista, e atende pacientes encaminhados por Unidades Básicas de Saúde e outros serviços da rede pública.

Da Secretaria da Saúde