Hospital discute violência contra crianças e jovens

Evento acontece nesta sexta-feira, 27, no Hospital Infantil Cândido Fontoura, na Água Rasa

qui, 28/08/2008 - 17h03 | Do Portal do Governo

 Hospital Infantil Cândido Fontoura realiza nesta sexta-feira, 29, o 5º encontro sobre maus tratos e violência contra crianças e jovens. Intitulado de “O olhar diferenciado no enfrentamento dos maus tratos contra crianças e adolescentes” o evento tem como objetivo capacitar médicos, enfermeiros, assistentes sociais, psicólogos e outros profissionais envolvidos com essa questão.

“Durante todo o ano de 2008 realizamos uma série de eventos para discutir a questão do atendimento a jovens e crianças vítimas de violência. Esse é o 5º encontro de capacitação e troca de experiência. Por sermos um hospital infantil, recebemos muitos casos de pequenos pacientes vítimas de maus tratos. Diante disso acreditamos ser de extrema importância manter os profissionais de saúde aptos para atender esse tipo de ocorrência”, afirma a diretora do Hospital Infantil Cândido Fontoura, Dra. Ana Chadad.

O problema de maus tratos contra crianças, jovens e mulheres, infelizmente, é uma realidade que cresce a cada dia. Cada vez mais as vítimas de violência quebram o silêncio, denunciam os agressores e procuram ajuda nos serviços de apoio e atenção.

O crescente número de casos demonstra essa mudança de comportamento por parte dos agredidos. Só para ter uma idéia, em todo o ano de 2007 foram atendidos 49 casos de abusos, maus tratos e abandono no Hospital Infantil Cândido Fontoura.

De 1 de janeiro a 20 de agosto de 2008 já foram realizados mais de 40 atendimentos na área. A maior parte dos casos está relacionado à violência doméstica.

“É preciso criar uma rede de apoio e acolhimento que possibilite às vítimas denunciar seus agressores e encontrar ajuda. Os crescentes números de casos demonstram que estamos no caminho certo. Cada vez mais pessoas rompem o silêncio e trazem a luz suas histórias. Permitindo-nos cuidar dos agredidos e punir os agressores”, diz Ana Chadad.

Além das palestras ministradas pelos profissionais da unidade responsáveis pela Comissão de Maus Tratos do hospital o evento contará com a participação da psicóloga judicial chefe, Dra. Eurídice de Morais Ralo, e a assistente social judicial chefe, Dra. Eloise Silva Teles de Menezes, que falarão sobre a experiência da Vara da Infância e Juventude do Foro Central em relação aos maus tratos contra crianças e adolescentes.

O encontro acontecerá no anfiteatro do Hospital Infantil Cândido Fontoura das 9h às 12h. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo telefone 2603-5433. O Hospital Infantil Cândido Fontoura fica na rua Itaqueri, 486 – Água Rasa.

Da Secretaria da Saúde