Hospital Dia do HC tem aumento de 30% nos leitos

Expansão beneficiará pacientes que necessitam de recursos hospitalares no período diurno e retornam ao domicílio no final do dia

seg, 14/12/2009 - 14h00 | Do Portal do Governo

O Instituto Central do Hospital das Clínicas, da Faculdade de Medicina da USP, inaugurou na sexta-feira, 11, as instalações do Hospital Dia, no Prédio dos Ambulatórios. A unidade passou por reformas estruturais que ampliaram espaços e possibilitaram aumentar em 30% a capacidade de atendimento. De 18 poltronas leitos, o Hospital Dia passará a contar com 25 poltronas leitos, sendo uma de isolamento. Para o investimento, o Governo do Estado liberou ao Hospital das Clínicas R$ 600 mil para a realização da reforma.

A expansão da área beneficiará os pacientes que necessitam de recursos hospitalares no período diurno, com retorno ao domicílio no final do dia, durante o tratamento.

São pacientes encaminhados pelo setor de emergência, pelo Núcleo de Assistência Domiciliar ao Idoso e por outras unidades ambulatoriais do Instituto Central do HC. “São pessoas com descompensação aguda de doença crônica, infecções, falta de aderência medicamentosa, que fazem uso de medicação parenteral e quimioterápica, que necessitam realizar biopsia ou outro pequeno procedimento e reabilitação funcional, entre outros”, explica o responsável pela unidade, Marlon Aliberti.

Em 2008, o hospital realizou 20.637 procedimentos por equipe multidisciplinar constituída de médicos, geriatras, enfermeiros, auxiliares de enfermagem, nutricionista e fonoaudiólogo.

O diretor executivo do Instituto Central do HC, Carlos Suslik, adianta que a reforma faz parte de um plano de obras que deverá otimizar a assistência e implementar a qualidade do atendimento.

Nesta segunda-feira, 14, serão inauguradas as obras de modernização da Unidade de Apoio Cirúrgico (UAC) e, em janeiro de 2010, o prédio anexo do Pronto-Socorro do HC, cujo atendimento é, em média, de 400 pessoas/dia, em estado grave.

Para humanização do atendimento, o Hospital Dia ganhou cortina divisória para maior privacidade do paciente, iluminação individualizada, sala de isolamento de contato, duas recepções centralizadas e corredores independentes. A iluminação natural também foi priorizada em respeito ao meio ambiente.

Além disso, foram criadas recepção de paciente, com respectiva sala de espera, salas multiprofissionais, de coleta e de suprimentos, sala de utilidades, de materiais, de preparo de medicação, de biópsia e espaço para a guarda de macas fazem parte ainda da modernidade.

O Hospital Dia funciona das 7 às 19 horas.

Do Hospital das Clínicas