Hospital de Transplantes promove caminhada em prol da doação de órgãos

Caminhada “Doando Vida” acontece neste domingo (16) na Avenida Paulista e faz parte da campanha Setembro Verde

sex, 14/09/2018 - 15h20 | Do Portal do Governo

O Hospital de Transplantes Euryclides de Jesus Zerbini, unidade da Secretaria de Estado da Saúde gerenciada em parceria com a SPDM (Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina), participará neste domingo (16) da caminhada “Doando Vida”.

O evento, em prol da doação de órgãos, é uma iniciativa da SPDM e da Associação Brasileira de Transplante de Órgãos (ABTO). A concentração começa às 10h, em frente ao prédio da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), na altura do número 1.313 da Avenida Paulista, com largada prevista para 11h e encerramento às 13h.

A caminhada faz parte da campanha “Sim para Doação”, que celebra o Setembro Verde, mês de conscientização da doação de órgãos. O objetivo é conscientizar tanto a população em geral, como profissionais de saúde, com relação aos procedimentos necessários para viabilizar uma doação.

“Nossas capacitações serão reforçadas este mês, com o intuito de orientar profissionais e também conscientizar a sociedade sobre o tema, pois a doação de orgãos depende da autorização de familiares. Por isso, é preciso que doadores deixem bem claro à sua família esse desejo”, afirma Luiz de Carlos Viana Barbosa, diretor clínico do hospital.

O evento vai contar com a participação de pacientes e de profissionais da área da saúde, mas é aberto a todos os interessados. A inscrição não é obrigatória para participar, no entanto, os primeiros mil inscritos garantem uma camiseta temática do Setembro Verde. O cadastro é gratuito e pode ser feito através do site da ABTO: www.abto.org.br.

A importância de doar

O promotor de vendas Rodrigo Sanchez passou recentemente por um transplante de rim. Porém, antes de passar pelo procedimento, muitos cuidados são exigidos. “Na fila, nunca sabemos quando seremos chamados. Pode demorar um dia ou anos. Quando fui chamado, senti muito medo, mas muita alegria também. Beber água e urinar normalmente é muito gratificante”, relata.

O mesmo drama atravessado pelo autônomo Marcos Antonio Trentin, que antes de receber um novo fígado, sofria muito com as dores, perdendo as forças e até a possibilidade de caminhar. “Eu não queria fazer, mas depois de transplantado, eu tenho uma vida bem melhor do que eu tinha antes de ficar doente”.

Somente o Estado de São Paulo responde por cerca de metade dos transplantes realizados em todo o Brasil. A população paulista conta ainda com o primeiro hospital público especializado, o Euryclides de Jesus Zerbini, com capacidade para a realização de transplantes de córnea, pâncreas, fígado e medula óssea.

O órgão vinculado à Secretaria de Estado da Saúde comemorou em 2017 o crescimento do índice de doações de órgãos – cerca de 22%. “A nossa maior conquista é garantir todos os princípios e equidade com essas pessoas., diz Marizete Medeiros, coordenadora da instituição.

Como ser um doador

Para ser um doador de órgãos, basta o indivíduo notificar seus familiares sobre sua intenção de ser doador. Esta ação é fundamental, pois no Brasil a legislação  determina que a retirada de órgãos e tecidos de doadores só pode ocorrer após o diagnóstico de morte cerebral, constatado por dois médicos e com a autorização de familiares, não sendo necessário realizar registros em entidades, por exemplo. Pulmões, coração, rins, fígado, córneas, pâncreas, pele, cartilagem, medula óssea e ossos são alguns dos órgãos e tecidos que podem ser doados e salvar vidas.