Hospital de Transplantes alerta para relação entre perda da visão e tumor

Pacientes podem estar sofrendo com um tumor na glândula hipófise, que comprime os nervos ópticos, podendo levar à cegueira

seg, 19/05/2014 - 15h22 | Do Portal do Governo

Pessoas que estão perdendo a visão progressivamente e ainda não receberam um diagnóstico oftalmológico definido, podem estar sofrendo com um tumor na glândula hipófise, que comprime os nervos ópticos, podendo levar à cegueira. O alerta é do Hospital de Transplantes do Estado de São Paulo, unidade vinculada à Secretaria da Saúde.

– Siga o Governo do Estado no TwitterFacebook e veja fotos no Flickr

Entre 2009 e 2014, 322 pacientes com tumores na hipófise foram atendidos no Hospital de Transplantes e cerca de 70% apresentavam risco de comprometimento da visão. Em 17% dos casos foi constatada perda irreversível da visão de pelo menos um olho. O neurocirurgião Pedro Paulo Mariani, revela que nestes casos, é importante que o oftalmologista esteja atento a possibilidade da existência desse tipo de tumor.

“A conscientização dos oftalmologistas para o diagnóstico e o encaminhamento direto a centros de referência especializados é a única forma de evitarmos a perda parcial e até total da visão de muitos pacientes”, apontou o médico do Hospital de Transplantes, especializado em cirurgia de hipófise.

Do Portal do Governo do Estado