Hospital de Sumaré recebe certificação de excelência hospitalar

O Certificado de Acreditação de Nível III foi entregue com a presença do governador Cláudio Lembo

ter, 19/12/2006 - 19h24 | Do Portal do Governo

O governador Cláudio Lembo esteve na tarde desta terça-feira, dia 19, no município de Sumaré, onde recebeu o Certificado de Acreditação de Nivel III para o Hospital Estadual daquela cidade. 

A classificação é da ONA (Organização Nacional de Acreditação), órgão credenciado pelo Ministério da Saúde, que avalia a eficiência das instituições de saúde públicas e particulares no Brasil. Trata-se de um fato inédito para um hospital público de ensino, já que apenas oito hospitais no Brasil, cinco privados (no Estado de São Paulo, só o Oswaldo Cruz), possuem essa certificação.

O governador ressaltou a importância do novo modelo de gestão para o aprimoramento da qualidade dos serviços na área da saúde. “Temos aqui um hospital público de alta excelência. É um dos melhores do Brasil e fico mais feliz com isso”, disse Lembo.

Segundo pesquisa realizada com os pacientes, 90% dos entrevistados qualificaram o atendimento no Hospital de Sumaré, como ótimo ou bom.

Lembo também visitou as novas dependências do hospital, inaugurou a nova brinquedoteca e também entregou o sistema digital PACS, que captura e arquiva radiografias feitas pelos computador, dispensando o filme e agilizando o atendimento dos pacientes.

De acordo com a ONA, os outros dois hospitais públicos no Brasil que receberam juntos o prêmio em nível II, são o Hospital Estadual de Diadema e o Hospital Estadual de Pirajussara, ambos sob administração da Unifesp e ligados a Secretaria de Estado da Saúde.

A Acreditação Nível 3 é a mais alta no padrão da certificação. Também conhecida como Acreditação com Excelência, assegura aos usuários a excelência na qualidade da assistência à saúde e a excelência na gestão administrativa. Mantido pela Secretaria de Estado da Saúde e administrado pela Unicamp desde 2000, o HES também foi o primeiro hospital no país a conquistar o nível 2 da Certificação de Acreditação Hospitalar.

A Acreditação é a outorga de um certificado de avaliação que expressa a conformidade com um conjunto de padrões previamente estabelecidos. A acreditação é um novo conceito de qualidade que combina segurança com ética profissional, responsabilidade e qualidade de atendimento.

O Programa de Acreditação Hospitalar estabelece três níveis: 1º segurança na estrutura física, sanitária e de capacitação profissional; 2º processos no fluxo de trabalho e o terceiro nível estabelece a melhoria do atendimento e gestão. A ONA é reconhecida formalmente pelo MS como entidade competente para o desenvolvimento do processo de acreditação hospitalar, que juntos habilitam empresas acreditadoras e expedem a certificação das organizações hospitais.

Jaina Carvalho / Carlos Prado