Hospital de Sapopemba trata incontinência urinária

Hospital Estadual de Sapopemba oferece serviço especializado gratuito para o tratamento e correção de incontinência urinária

sex, 11/05/2007 - 9h02 | Do Portal do Governo

O Hospital Estadual de Sapopemba oferece serviço especializado gratuito para o tratamento e correção de incontinência urinária. Doença popularmente conhecida como “bexiga caída”, caracteriza-se pela falta de controle da bexiga e faz com que as pessoas eliminem urina de forma involuntária e em momentos inadequados, porque não conseguem segurar o seu fluxo. O hospital tem capacidade para atender mensalmente 80 mulheres, as maiores vítimas da moléstia.

As pacientes encaminhadas pelas Unidades Básicas de Saúde municipais passarão por avaliação médica e por exames de urodinâmica, que indicam a capacidade que a bexiga possui de reter ou eliminar a urina. Em caso de necessidade, a paciente será encaminhada para cirurgia. Em casos mais simples, será indicado tratamento com medicação e acompanhamento de um urologista.

A “bexiga caída” é uma doença que atinge geralmente mulheres com mais de 45 anos que tiveram vários filhos. Os principais sintomas são: dificuldade de esperar um pouco para ir ao banheiro, quando há necessidade; perda de algumas gotas ao tossir, espirrar ou fazer qualquer tipo de esforço; e aumento das idas ao banheiro. Outros indicativos são desconforto ou dor durante as relações sexuais e sensação de dor ou pressão na região genital. Melhor diagnóstico – Além de perda involuntária de urina, a doença pode causar dermatites, como assaduras, gerando desconforto nas pacientes. As mulheres com esse problema normalmente se isolam, restringem o contato social por medo de ficar com as roupas molhadas em público e podem cair em depressão.

Pacientes com esse problema podem ser atendidas gratuitamente também no Hospital Pérola Byington, na Bela Vista, e no Hospital Geral de Pirajussara, em Taboão da Serra. Esses hospitais possuem aparelhos de vídeo-urodinâmica que analisa o comportamento da bexiga e possibilita o diagnóstico preciso de prolapso genital (bexiga caída). Com esse procedimento, evitam-se cirurgias desnecessárias, modo ainda comum para tratar a doença.

Apenas outros três hospitais de São Paulo (das Clínicas, São Paulo, Santa Casa de São Paulo) têm esse aparelho, com capacidade de realizar até três exames por dia.

Serviço

O Hospital Estadual de Sapopemba fica na Rua Manoel França dos Santos, 174, Jardim Sapopemba. Telefone (11) 6114 6000

O Hospital Geral de Pirajussara fica na Avenida Ibirama, 1.214, em Taboão da Serra. Telefone (11) 4137 8537

O Hospital Pérola Byington fica na Avenida Brigadeiro Luís Antônio, 683, Bela Vista. Telefone (11) 3248 8000

Claudeci Martins

Da Agência Imprensa Oficial

(J.H.)