Hospital de São Paulo cria nova técnica para gravidez

Injeção de emergência pode ser alternativa contra falha na fertilização in vitro

ter, 16/06/2009 - 10h00 | Do Portal do Governo

Um estudo inédito do Hospital Estadual Pérola Byington, vinculado à Secretaria da Saúde, apontou que uma injeção pode ser uma saída para o problema de mulheres que fizeram fertilização in vitro e não engravidaram. A pesquisa mostrou que 52% das pacientes que se submeteram ao novo procedimento conseguiram gerar embriões.

A técnica consiste na aplicação de emergência de um único espermatozóide no óvulo por meio de uma micropipeta. O estudo repercutiu e será apresentado durante o Congresso Europeu de Reprodução Humana neste mês em Amsterdã, na Holanda.

Conhecido como Intracitoplasmatyc Sperm Injection (ICSI), o método foi testado em 46 pacientes cujos parceiros eram férteis, mas que tiveram problemas inesperados durante o ciclo convencional. A injeção foi aplicada nas pacientes 24 horas após o processo de fertilização.

Os resultados apontaram que, depois da realização do método, houve geração de embriões para transferência em 24 mulheres, o que representa 52,17% do total. Dessas, duas ficaram grávidas e tiveram um bebê cada.

A tentativa do ICSI é interessante para não interromper o ciclo e reverter o processo frustrado de fertilização inicial. “É uma alternativa para evitar que o casal tenha de aguardar para realizar o ciclo novamente, processo que pode durar de três a quatro meses”, afirma Mario Cavagna, médico responsável pelo setor de Reprodução Assistida do hospital.