Hospital de Ribeirão Preto é o mais bem avaliado pelos pacientes no Estado

'Provão do SUS' coloca Hospital Estadual de Ribeirão Preto em primeiro lugar

qui, 04/03/2010 - 7h50 | Do Portal do Governo

O melhor hospital público do Estado de São Paulo fica em Ribeirão Preto. O segundo melhor, na capital paulista. Em comum, eles têm o fato de funcionarem há menos de dois anos e terem sido escolhidos entre os pacientes que responderam à Pesquisa de Satisfação dos Usuários do Sistema Único de Saúde, conhecida como “Provão do SUS”, promovida pela Secretaria da Saúde. Os vencedores foram anunciados na quarta-feira, 3 de maio, durante evento na Casa das Caldeiras.

Em primeiro lugar ficou o Hospital Estadual de Ribeirão Preto, que foi inaugurado em 26 de março de 2008. A nota média dada pelos pacientes foi de 9,493. O vice-campeão estadual, e primeiro colocado entre os hospitais da Capital paulista, foi o Instituto do Câncer do Estado de São Paulo Octavio Frias de Oliveira, entregue no dia 6 de maio de 2008 para ser o maior centro especializado em oncologia da América Latina, que recebeu nota 9,463 dos pacientes.

A pesquisa ouviu, no total, 158 mil pacientes que passaram por internações e exames em 630 estabelecimentos de saúde conveniados à rede pública paulista entre março de 2009 e janeiro de 2010. “O critério mais importante é como o paciente viu e sentiu o atendimento que ele recebeu. É uma pesquisa feita diretamente. Ela avalia o acolhimento e o que o paciente recebeu em matéria de tratamento”, disse o governador José Serra durante a cerimônia de premiação dos hospitais.

Foram eleitos vencedores os hospitais que tiveram maior pontuação média entre as unidades que tiveram 100 ou mais respostas encaminhadas pelos usuários. Os pacientes receberam o formulário da pesquisa pelo correio, depois do tratamento a que se submeteram, e puderam responder gratuitamente pela internet, carta-resposta ou por telefone. Confira aqui o ranking completo.

O “provão” do SUS tem como objetivo monitorar a qualidade de atendimento e a satisfação do usuário, reconhecer os bons prestadores, identificar possíveis irregularidades e ampliar a capacidade de gestão eficiente da saúde pública. Na pesquisa foram avaliados o grau de satisfação com o atendimento recebido pelos pacientes, nível do serviço e dos profissionais que prestaram o atendimento, qualidade das acomodações e tempo de espera para a internação. Para a classificação das maternidades também foram incluídas perguntas específicas sobre humanização do parto.

“Esta pesquisa é muito importante para termos uma resposta do usuário em relação aos serviços prestados pelas unidades conveniadas ao SUS, verificando o que está andando bem e o que ainda precisa melhorar. A premiação aos hospitais bem mais colocados no ‘provão’ é uma maneira de reconhecer o trabalho e o empenho dessas instituições em favor da saúde pública”, diz o secretário da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata.

Os dois melhores hospitais públicos do Estado segundo o “Provão do SUS” também têm em comum o gerenciamento por meio do modelo de Organizações Sociais de Saúde, implantado pelo governo paulista desde 1998. Por esse sistema, a gestão dessas unidades fica a cargo de entidades do terceiro setor, sem fins lucrativos, por meio de  contrato firmado com a Secretaria estabelecendo metas de produção e qualidade a serem cumpridas.

Conheça os 10 melhores hospitais do SUS de São Paulo na avaliação dos usuários e suas respectivas notas:

Hospital Estadual de Ribeirão Preto (Ribeirão Preto) – 9,493
Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (São Paulo) – 9,463
Hospital do Câncer Pio XII (Barretos) – 9,452
Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais (Bauru) – 9,384
Hospital do Câncer A.C. Camargo (São Paulo) – 9,378
Hospital Evangélico de Sorocaba (Sorocaba) – 9,346
Hospital Regional de Divinolândia (Divinolândia) -9,346
Hospital Amaral Carvalho (Jaú) – 9,332
Hospital Regional de Assis (Assis) – 9,327
Santa Casa de Ibitinga (Ibitinga) – 9,321

Da Secretaria da Saúde