Hospital de Pirajussara reduz em 80% tempo de permanência de pacientes

Número positivo é resultado da implantação do programa de cuidadores que auxilia familiares e os prepara para cuidar dos pacientes após a alta hospitalar

qua, 02/03/2016 - 9h58 | Do Portal do Governo

O Hospital Geral de Pirajussara reduziu em 80% o tempo de permanência de pacientes crônicos no hospital nos últimos cinco anos. O feito da unidade ligada à Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo e gerenciada em parceria com a SPDM (Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina) é resultado da implantação do programa “Cuidando do Cuidador”, que tem por objetivo auxiliar os familiares e prepará-los para cuidar dos pacientes após a alta hospitalar.

A ideia surgiu a partir da necessidade de dar um tratamento específico aos familiares que, muitas vezes, ficam receosos de receber os pacientes em casa após a alta hospitalar, em razão dos cuidados especiais que necessitam.

“O acompanhamento feito com os familiares antes da alta hospitalar dos pacientes foi fundamental para o sucesso do programa. Através dele, pudemos tranquilizar tanto cuidadores quanto pacientes e facilitar o processo de adaptação”, explicou a assistente social e coordenadora do projeto, Eliane Teixeira Leite .

Mais de 2,3 mil cuidadores já participaram do programa.

E como funciona?
Os cuidadores são acompanhados por uma equipe multidisciplinar formada pelo serviço social, psicólogos, enfermeiros, fisioterapeutas, nutricionistas e fonoaudiólogos, que atende em grupo os familiares ou cuidadores de pacientes internados no pronto-atendimento, clínica médica, clínica cirúrgica e UTI. 

O serviço acontece todas as terças-feiras, às 15h, quando os cuidadores recebem também a cartilha “Cuidando do Cuidador – Guia prático para cuidadores informais”, elaborada pela própria equipe do hospital.

Do Portal do Governo do Estado