Hospital de Base de Bauru completa 69 anos e presenteia pacientes com horta sustentável

Hortaliças cultivadas serão utilizadas na refeição de pacientes; lançamento integra programação de aniversário da unidade

ter, 28/01/2020 - 15h31 | Do Portal do Governo
DownloadDivulgação/Secretaria da Saúde

Orégano, manjericão, cebolinha, salsa, hortelã estão entre as 135 mudas de ervas e hortaliças que, a partir de agora, levarão mais aroma, sabor e saúde para as refeições dos cerca de 840 pacientes internados mensalmente no Hospital de Base de Bauru (HBB).

O projeto-piloto de sustentabilidade, que será lançado na próxima quarta-feira (29), às 14h, chega como presente de aniversário para os pacientes do Hospital, unidade da Secretaria de Estado da Saúde que acaba de completar 69 anos de existência, e sete sob gestão pela Fundação para o Desenvolvimento Médico e Hospitalar (Famesp).

A horta sustentável horizontal é cultivada em terra orgânica distribuída em paletes. “A preocupação com a saúde alimentar é um incentivador para a prevenção de doenças e a melhoria da qualidade de vida. E esse é, sem dúvida, um dos pilares desse projeto, que também prevê ações educativas por meio de palestras e cursos periódicos oferecidos aos envolvidos”, salienta a médica e diretora administrativa do HBB, Mônica Hamai.

Pioneirismo

Inédita em hospitais públicos da região, a iniciativa busca cultivar hortaliças nutritivas e livres de agrotóxicos para incrementar a alimentação dos pacientes internados, sempre com a supervisão do Serviço de Nutrição e Dietética do HBB.  Inicialmente, o projeto demandou um investimento de R$ 800, com a compra de mudas e preparo estrutural da área física, e contou com a doação de dez paletes.

O manejo e a produção são conduzidos por dois profissionais que já fazem parte do quadro do hospital: um jardineiro e um auxiliar de jardinagem. “Cuidamos para que todo o processo de confecção e manutenção da horta seja sustentável e, com o envolvimento da equipe, conseguimos pôr em prática ideias criativas que priorizam a preservação do meio ambiente e a gestão adequada de recursos”, destaca a gerente do projeto, Elisa Regina Pavan.

Nesta primeira etapa, há seis áreas do Hospital de Base diretamente engajadas no projeto: Gerência de Apoio, setor de Higiene e Limpeza, Serviço de Nutrição e Dietética e Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho.

“Outro aspecto importante do projeto é o aproveitamento da água de chuva e de ar-condicionado para irrigar a horta, por meio de tubo de drenagem para uma caixa d’água”, enfatiza o membro operacional da horta, Aristides Júnior.

Sobre a unidade

O Hospital de Base de Bauru foi fundado em 21 de janeiro de 1951 e teve a gestão assumida pela Famesp em 1º de janeiro de 2013. Trata-se de um hospital de médio porte, com perfil assistencial voltado ao atendimento de urgência e emergência e cirurgias eletivas, além de internações clínicas para público adulto. Ao todo, o local possui 160 leitos.

Desde 2013, o hospital também é campo de ensino para centenas de estagiários de graduação, pós-graduação e residência médica (própria da Famesp e de outras instituições) de cursos de saúde.

As comemorações pelos 69 anos do HBB também envolveram os mais de 1,2 mil funcionários da unidade neste mês, com palestras, exposição fotográfica e um concerto de música clássica e erudita nos corredores do hospital, por músicos participantes do 2º Festival Internacional de Música de Bauru (FIMUB).