Hospital das Clínicas terá equipamento para pesquisa em epilesia

Evento nesta segunda, 13, apresentará as novas instalações do Serviço de Ressonância Magnética

sáb, 11/10/2008 - 18h09 | Do Portal do Governo

Nesta segunda-feira, 13, às 12 horas, o Instituto de Radiologia do Hospital das Clínicas da FMUSP recebe a alta direção do Complexo HC, autoridades do Governo e convidados para uma visita às novas instalações do Serviço de Ressonância Magnética, que foi totalmente modernizado e atualizado tecnologicamente para o atendimento ambulatorial prestado na unidade, além de contar com um equipamento de 3 tesla, para a realização de pesquisas neurológicas focadas em epilepsia.

O InRad cumpre mais uma etapa do seu cronograma de expansão e modernização de suas instalações, com a entrega dessa unidade que ocupa uma área útil de 600 m² e contou com um aporte de recursos de aproximadamente R$ 6 milhões para as obras de adequação, infra-estrutura e atualização tecnológica dos dois equipamentos de 1,5 tesla, para atender as necessidades do atendimento prestado aos pacientes ambulatoriais do Complexo HC.

Outra conquista foi a aquisição do aparelho Philips Achieva de 3 tesla, via projeto de Cooperação Interinstitucional de Apoio a Pesquisas sobre o Cérebro – CINAPCE, um equipamento que reúne o que existe de mais avançado em termos de tecnologia nessa área, pois suas imagens têm maior resolução espacial, ou seja, maior relação sinal/ruído, o que garante aos estudos de ressonância magnética funcional, tratografia e espectroscopia uma maior eficácia e vantagens para realização de pesquisa de ponta, e que há pouco mais de um mês está em fase de testes no Instituto.

O CINAPCE é um projeto financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), cuja linha de estudo é pesquisar os avanços no diagnóstico por imagem do cérebro em epilepsia, e envolve três universidades – a Faculdade de Medicina da USP (Radiologia do HC), a Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto-USP e a Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp – que receberam os aparelhos de ressonância magnética de 3 tesla para o desenvolvimento dessas atividades, contando com uma parceria científica da empresa Philips.

Com duração inicial prevista de quatro anos, pela FMUSP, o prof. Dr. Giovanni Guido Cerri e a profa. Dra. Claudia da Costa Leite, da Radiologia, coordenam esse projeto, com o envolvimento dos departamentos da Neurologia e Psiquiatria, totalizando 12 pesquisadores principais em todo o Complexo.

Segundo os professores, é a primeira vez no Brasil que um aparelho de ressonância magnética será utilizado predominantemente para pesquisa em epilepsia, beneficiando diretamente as pessoas portadoras dessa doença, melhorando sua qualidade de vida devido à precisão diagnóstica, ao acompanhamento da origem dos sintomas e da evolução terapêutica, que criam oportunidades para o desenvolvimento de novos tratamentos, além de contribuir para o aumento da produtividade do serviço que terá uma parcela dos horários do aparelho RM 3T, disponibilizados para o atendimento à população.

Na oportunidade também serão apresentadas as áreas de Radioterapia e Radiologia Geral, recentemente entregues, com padrões pioneiros na adoção de inovação e incorporação de  novas tecnologias em serviço público.

Do Hospital das Clínicas

(L.F.)