Hospital das Clínicas terá centro de treinamento para aumentar segurança do paciente

Objetivo é incentivar o treinamento multiprofissional de médicos, enfermeiros e fisioterapeutas, baseado em simulação realística no próprio local de trabalho

sex, 14/12/2012 - 19h51 | Do Portal do Governo

O Pronto-Socorro da Unidade de Urgência e Emergência do Hospital das Clínicas (HC) da Faculdade de Medicina da USP (FMUSP), que atende mais de 700 casos por dia, receberá um centro pioneiro de treinamento, com simuladores de paciente e de ultrassom para aumentar a segurança do doente em situação de emergência.

– Siga o Governo do Estado de São Paulo no Twitter e no Facebook

A ideia é incentivar o treinamento multiprofissional de médicos, enfermeiros e fisioterapeutas, baseado em simulação realística no próprio local de trabalho, diminuindo os riscos de eventos adversos. Estudos científicos mostram que até 83% dos incidentes em medicina são ocasionados por baixo desempenho em habilidades não técnicas.

O treinamento permitirá avaliar o atendimento prestado, medir o desempenho da equipe, identificar os aspectos positivos e negativos e o melhor manejo dos recursos disponíveis para uma assistência mais efetiva, sem colocar em risco a vida e a saúde de pacientes reais.

Do Portal do Governo do Estado