Hospital das Clínicas recebe inscrições para Mutirão da Próstata

Atendimento acontecerá no sábado, 24 de março; previsão é de 1 mil consultas

dom, 11/03/2012 - 20h00 | Do Portal do Governo

No dia 24 de março, sábado, a Clínica de Urologia do Hospital das Clínicas, da Faculdade de Medicina da USP, irá promover mais uma edição da Campanha da Próstata para o diagnóstico precoce do câncer, doença que acomete anualmente 3% da população masculina, acima de 50 anos.

A previsão é atender 1 mil homens, com idade entre 50 e 70 anos, das 8h às 15h, no Prédio dos Ambulatórios do Instituto Central do HC, às Av. Enéas de Carvalho Aguiar, 155, próxima à Estação Clínicas do Metrô. Serão 140 atendimentos/ hora. As inscrições devem ser feitas pelo telefone: 2661.3370, das 8h às 15h.

Segundo o urologista Geraldo de Campos Freire, os interessados responderão a questionários sobre função erétil e função miccional. Depois realizarão exames de toque retal e de sangue para dosagem de PSA. A circunferência da cintura, importante indicador da saúde, também será medida. Os homens com volume abdominal são mais propensos a ter câncer de próstata do que aqueles que acumulam poucas gorduras na região abdominal, explica Campos Freire.

Para atender a demanda, a Clínica de Urologia mobilizará cerca de 100 profissionais, entre médicos, enfermeiros, voluntários e administrativos. Os resultados dos exames serão encaminhados para a residência dos participantes. Os casos diagnosticados com câncer de próstata serão tratados no HC.

Do Hospital das Clínicas