Hospital das Clínicas realiza exames de prevenção na Semana da Voz

Campanha terá laringoscopia, distribuição de folders e exibição de vídeo informativo

dom, 15/04/2012 - 15h35 | Do Portal do Governo

Durante a Semana da Voz, que acontece entre os dias 16 e 20 de abril, a Clínica de Otorrinolaringologia do Hospital das Clínicas de São Paulo realiza exames de laringoscopia para o diagnóstico precoce do câncer de laringe e outras doenças que atingem as cordas vocais.

“O diagnóstico precoce é muito importante, pois aumenta as chances de retirar toda a lesão, preservando a estrutura da corda vocal”, diz a otorrinolaringologista do HC e coordenadora da campanha, Adriana Hachiya. O objetivo é orientar a população sobre os problemas que atingem a voz. A campanha terá avaliação vocal e exibição de um vídeo educativo sobre os cuidados com a voz, além da distribuição de folderes informativos.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, o câncer de laringe é um dos mais comuns entre os que atingem a região da cabeça e pescoço. Ainda segundo a entidade, o Brasil ocupa o 2º lugar no ranking de incidência da doença, perdendo apenas para a Espanha. “A ingestão de água ajuda a preservar as cordas vocais, mas, após 15 dias de rouquidão, a recomendação é procurar um especialista”, afirma Adriana. A previsão da clínica é que sejam realizadas 500 laringocospopias durante a Semana da Voz.

Serviço

Semana da Voz

De 16 a 20 de abril, das 8h às 13h

Prédio dos Ambulatórios do Instituto Central do HC – Av. Enéas de Carvalho Aguiar, 155 – São Paulo (próximo à estação do Metrô Clínicas).

Inscrições

Os interessados em fazer os exames devem se inscrever pelo telefone: 11 2661.3370, das 9h às 16h.

Do Portal do Governo do Estado