Hospital das Clínicas realiza campanha de alerta contra hepatite C

População será submetida a testes para detecção do vírus

seg, 22/03/2010 - 16h00 | Do Portal do Governo

O Ambulatório de Hepatites Virais da Clínica de Moléstias Infecciosas e Parasitária do Hospital das Clínicas, da Faculdade de Medicina da USP, realiza a partir desta terça-feira, 23, campanha de alerta contra a Hepatite C, principal causa de cirrose hepática e câncer de fígado, em particular nos idosos. A ação se estenderá até sexta-feira, 26.

Das 8 às 15 horas, os médicos realizarão testes para detectar a presença de um anticorpo contra o vírus da hepatite C. O método consiste em uma picada na ponta do dedo, semelhante ao teste de glicemia. O resultado é informado em poucos minutos. A campanha acontecerá no Prédio dos Ambulatórios do Instituto Central do Hospital das Clínicas, à  Av. Enéas de Carvalho Aguiar, 155 – próxima à estação do Metrô Clínicas.

Segundo o infectologista e organizador da campanha, Evaldo Stanislau de Araujo, os casos com suspeita da doença serão encaminhados para confirmação sorológica. Os portadores também terão consultas agendadas na Clínica de Moléstias Infecciosas e Parasitárias.

O objetivo da campanha é divulgar a hepatite C, doença assintomática, que acomete 4 milhões de brasileiros, aproximadamente. Desses, estima-se que 40% dos pacientes não tenham uma causa aparente de contaminação e 30% tenham se contaminado pelo recebimento de transfusão de sangue ou de derivados antes de 1992, quando a realização do teste obrigatório nos doadores de sangue foi regulamentada.

Do Hospital das Clínicas