Hospital das Clínicas promove Semana de Alerta ao Câncer de Próstata

Campanha acontece de 22 a 26 de maio

qui, 11/05/2000 - 19h55 | Do Portal do Governo

A Clínica Urológica do Hospital das Clínicas promoverá de 22 a 26 de maio a 2ª Semana de Alerta ao Câncer de Próstata. Além de diagnosticar e tratar casos dessa doença, a campanha visa também divulgar o trabalho da equipe especializada, que se encontra nivelado ao que existe de mais avançado em qualquer parte do mundo, bem com estimular a conscientização da opinião pública a respeito do assunto.
Para ser atendido nesta campanha o interessado deve ter entre 50 e 70 anos e não apresentar sintomas urinários. Encontra-se à disposição um telefone exclusivo para marcação da primeira consulta (11) 3069-7227, que na verdade é uma triagem a ser feita ao longo da semana, entre 7 e 15 horas.
O trabalho de conscientização quer atingir o público refratário ao exame de prevenção. Como se sabe, mesmo nos dias de hoje, parte da população masculina ainda resiste ao exame de toque retal, indispensável mesmo diante de outros métodos de diagnóstico comuns, como o exame de PSA.
A Semana vai também tentar traçar um perfil epidemiológico a partir do resultado das duas campanhas, caso a amostra seja significativa. A primeira campanha foi realizada recentemente.
Dentro deste espírito de esclarecimento, a campanha conta com a colaboração de três laboratórios (AstraZeneca, Merck e Roche) e três assessorias de comunicação (ADS, Attaché e Assessoria de Imprensa do Instituto Central). Outra colaboração importante é a dos estudantes de medicina, por meio da Liga de Urologia, dos médicos residentes e das voluntárias do HC, bem como das equipes da área administrativa.