Hospital das Clínicas promove palestra sobre tabagismo

Projeto da entidade para combater o fumo dá assistência aos pacientes

qui, 28/05/2009 - 15h00 | Do Portal do Governo

O Hospital das Clínicas (HC), ligado à Secretaria de Saúde, promove nesta sexta, 29, palestra sobre tabagismo e distribuição de materiais aos seus pacientes.

O evento faz parte das ações para comemorar o Dia Mundial Sem Tabaco, comemorado dia 31 de maio. O diretor do Instituto Central do HC (ICHC), Carlos Suslik, falará sobre os resultados do projeto “ICHC livre do tabaco”, implantado há seis meses para oferecer assistência aos dependentes durante o período de internação.

Os pacientes que se declararam fumantes foram submetidos à terapia de reposição de nicotina (adesivo), após passarem por uma avaliação de dependência. No tratamento, foram utilizados 525 adesivos.  

Além disso, o programa orienta os funcionários do hospital quanto às políticas de prevenção contra os males do fumo. O projeto prevê advertência por escrito para os casos de reincidência e suspensão na persistência do erro. Três suspensões consecutivas poderão resultar em demissão. 

De acordo com contagem diária dos profissionais de higiene e limpeza, o número de bitucas descartadas nas áreas externas caiu 99%. Em novembro do ano passado foram registradas 4.513 bitucas contra 144 em abril.  

Amanhã também será anunciado o vencedor do concurso “Escreva uma frase: faça um ex-fumante”, direcionado aos profissionais do ICHC.