Hospital das Clínicas promove mutirão contra hanseníase

Cerca de 3 mil atendimentos devem ser realizados na zona sul de São Paulo

sex, 27/03/2009 - 11h10 | Do Portal do Governo

A equipe de Dermatologia do Hospital das Clínicas realiza neste sábado, 28, mutirão gratuito contra a hanseníase – doença que afeta os nervos e a pele. O objetivo é oferecer exames preventivos, que possibilitem o diagnóstico precoce da hanseníase.

As atividades integram o programa “Unisar em Ação na Comunidade”, que oferece gratuitamente atendimento e orientação à população de Santo Amaro. O atendimento será realizado das 8h às 16h, no Complexo de Saúde “Hospital Escola Wladimir Arruda”, localizado no Campus da Universidade Santo Amaro – Unisar.

Estima-se que serão atendidos cerca de 3 mil moradores dos bairros Capela do Socorro, Parelheiros, Rio Bonito e arredores de Santo Amaro, todos da Zona Sul da capital. “No Brasil, a maioria dos casos evolui para o grupo contagiante e pode infectar familiares e companheiros”, afirma Leontina Margarido, dermatologista do Hospital das Clínicas.

Em novembro, os dermatologistas do HC estiveram no Jardim Fontalis, Zona Norte. Lá atenderam 200 pessoas, das quais 15% apresentavam manchas iniciais da doença, nervos espessados ou lesões mais evoluídas da moléstia.

Da Secretaria da Saúde