Hospital das Clínicas promove campanha educativa sobre alergia

Campanha terá exibição de vídeos e distribuição de materiais educativos; população também poderá tirar dúvidas

qua, 28/04/2010 - 10h00 | Do Portal do Governo

No próximo dia 7 de maio, data em que se comemora o dia nacional de prevenção da alergia, o Serviço de Imunologia Clínica e Alergia do Hospital das Clínicas, da Faculdade de Medicina da USP, realizará uma campanha educativa para alertar a população sobre doenças alérgicas que se intensificam no período do inverno.

A campanha terá exibição de vídeos e distribuição de materiais educativos. Além disso, profissionais da clínica esclarecerão dúvidas de doenças como asma, rinite, dermatite atópica e alergia alimentar.

As atividades acontecerão das 8 às 12 horas, nas dependências do prédio dos ambulatórios do Instituto Central do HC (avenida Enéas de Carvalho Aguiar, 155 – próximo à Estação Clínicas do Metrô).

Cerca de 30% da população brasileira apresenta uma ou mais doenças alérgicas. O distúrbio se deve a uma resposta exagerada do organismo frente aos estímulos comuns do ambiente como componentes da poeira (ácaros), elementos do ar (polens e fungos), alimentos e medicamentos. As alergias mais comuns são asma e rinite.

Espirros, coriza, obstrução nasal, coceira nos olhos, irritação na garganta (parecendo um resfriado), falta de ar, sensação de aperto no peito, vermelhidão na pele, náuseas e vômitos são alguns dos sintomas que podem aparecer em qualquer idade.

Do Hospital das Clínicas