Hospital das Clínicas pode ser transformado em autarquia de regime especial

Projeto de lei foi encaminhado à Assembléia Legislativa pelo governador

seg, 04/12/2006 - 20h04 | Do Portal do Governo

O governador Cláudio Lembo encaminhou hoje (04/11), à Assembléia Legislativa, um projeto de lei para transformar em autarquia de regime especial o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Hoje, o HC é uma autarquia estadual. Com a mudança, a direção do hospital ganharia uma maior autonomia administrativa. O projeto prevê, ainda, a criação de 675 funções atividades, que vão de cargos administrativos como, auxiliar de serviço, até às funções de atividade fim, médicos, biólogos, entre outros.

Como autarquia especial, a direção do hospital poderá conduzir os assuntos referentes a pessoal, organização dos serviços e controle interno. Poderá, também, elaborar e executar o orçamento, gerir a receita e os recursos adcionais, administrar os bens móveis e imóveis e celebrar convênios e contratos.

A idéia dessa mudança surgiu com a necessidade de reorganizar a estrutura administrativa do HC. Tentar diminuir problemas e dificuldades gerados pela ampliação da complexidade social e a transformação das funções reservadas ao Estado.

Essa mudança, acredita o Estado, permitirá um melhor reconhecimento técnico dos seus profissionais por meio de uma política de recursos humanos compatível com planos diferenciados de cargos, carreiras e salários. Vai gerar, também, investimentos coerentes com o tempo gerencial e os avanços tecnológicos vigentes.