Hospital das Clínicas instala posto para coleta de óleo de cozinha

Meta é incentivar o descarte correto; para participar público deverá acondicionar o óleo em garrafas de plástico

seg, 23/11/2009 - 19h00 | Do Portal do Governo

O Instituto Central do Hospital das Clínicas, da Faculdade de Medicina da USP, promove ação sócio-educativa para combater o descarte do óleo de cozinha na rede de esgoto. Foi instalado um posto de coleta no Prédio dos Ambulatórios, local por onde circulam 10 mil pessoas/dia. 

No formato de uma casa de madeira, com 1,60 metro de altura e 1 metro de largura, o posto tem capacidade para armazenar até 1.000 litros de óleo usados/dia. O óleo arrecadado será transformado em biodiesel. 

A meta do hospital é conscientizar e incentivar o descarte correto do produto, mediante a apresentação de facilidades que protejam o meio ambiente. Para participar do programa, o público deverá acondicionar o óleo utilizado em garrafas de plástico. 

“Muitas vezes, as pessoas despejam o óleo de cozinha utilizado em frituras no vaso sanitário ou na pia por falta de conhecimento ou por dificuldades em chegar até o posto de coleta mais próximo de sua residência”, explica o diretor executivo, Carlos Suslik. 

Para implantar essa ação pioneira na área da saúde, foi firmada uma parceria com a Cooper Glicério, Cooperativa de Catadores, localizada na Baixada do Glicério. A cooperativa irá retirar o material doado pelo público e comercializar com empresa capacitada para transformar o óleo em biodiesel. 

Cozinha do ICHC 

Esta não é a primeira vez que o hospital adota ações educativas para proteção do meio ambiente. Em 2007, o instituto firmou parceria com a ONG Ação Triângulo para o descarte correto do óleo utilizado pela cozinha do Hospital. Em dois anos e meio, foram doados 9,7 mil litros de óleo para a produção de sabão em pedra e sabonetes ecológicos, que são comercializados para a comunidade a um preço bem acessível. 

Com as iniciativas, o Instituto |Central do Hospital das Clínicas também promove a inclusão social de inúmeras famílias que vivem da coleta seletiva do lixo. 

Do Hospital das Clínicas