Hospital das Clínicas inaugura nova unidade ambulatorial

Projeto privilegiará a assistência urológica ao idoso

seg, 02/03/2009 - 14h31 | Do Portal do Governo

O governador José Serra participou, nesta segunda-feira, 2, da inauguração da nova unidade ambulatorial da Divisão de Urologia do Hospital das Clínicas. O evento contou com a presença do secretário estadual de Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata, e de representantes da FMUSP (Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo).

“Esta nova unidade de urologia foi resultado de uma doação da área privada, de dois milhões e meio de reais, que foram muito bem utilizados. O custeio, que é por conta do governo, do HC, é da ordem de oito milhões por ano. São 250 consultas por dia e mais de 3.300 cirurgias na área urológica. Mais ainda, o que é muito importante, será dada uma ênfase especial às pessoas com mais de 75 anos, que vão ser atendidas no mesmo dia”, afirmou o governador.

A unidade recebeu investimentos de R$ 2,7 milhões para oferecer aos pacientes do Sistema Único de Saúde atendimento técnico altamente qualificado e tratamento humanístico. “Binômio fundamental para que o médico possa exercer, em sua maior dimensão, o seu papel social”, enfatiza o prof. Titular da Urologia, Miguel Srougi.

“As pessoas quando vão para um hospital têm problemas, estão fragilizadas, e o aconchego, o acolhimento, é fundamental. Nós estamos procurando estimular que, em toda a rede do Estado, essa questão da humanização se desenvolva”, completou Serra.

Assistência ao idoso

A nova unidade privilegiará a assistência urológica ao idoso. Como exemplo, os pacientes em tratamento urológico, com idade igual ou superior a 75 anos, passarão a receber, no mesmo dia da consulta, toda a assistência ambulatorial necessária na própria unidade. Atualmente esses pacientes levam, em média, três meses, entre retorno, agendamento de exames e realização de procedimentos.

A iniciativa atende aspiração do empresário Aloysio Faria, do Banco Alpha, responsável pela doação dos recursos que viabilizaram as obras de reforma e aquisição dos equipamentos. Em homenagem, a clínica nomeou o ambulatório de Clea Dalva Faria, esposa do empresário.

A reestruturação da área permitiu a construção de 15 consultórios, três a mais dos existentes, e de salas com recursos sofisticados para diagnósticos e intervenções minimamente invasivas, guiadas por imagem.

No local serão realizados estudos urodinâmicos, endoscopia, manipulações transuretrais, biópsias percutâneas, exames de ultrassom e radiológicos.

Além disso, a unidade será interligada por sistemas de comunicação e armazenamento eletrônico de dados que irão agilizar o atendimento médico e facilitar o desenvolvimento dos projetos de pesquisa. Um moderno equipamento de transmissão de dados e imagens também irá poupar tempo e permear todo o processo de ensino médico no local.

Reforma

As obras de reforma levaram sete meses. A unidade ganhou arquitetura e decoração que proporcionam conforto e tornam o ambiente menos traumático a permanência de pacientes e acompanhantes.

A recepção conta com sete guichês e as áreas de serviço social e psicologia, enfermagem, distribuição de medicamentos, coleta para exames e voluntariado com móveis com design avançado que propiciam beleza e requinte aos ambientes.

Completa a modernização, a instalação de TV LCD de 52 polegadas na sala de espera e de som ambiente em toda a unidade.

A Divisão de Urologia atende pacientes com câncer de próstata, extrofia vesical, tumores, disfunção sexual entre outras patologias graves que exigem recursos terciários.

Em 2008 foram 45,5 mil atendimentos, 3.341 cirurgias, 163 transplantes de rim e uretra.

Do Hospital das Clínicas