Hospital das Clínicas firma acordo com empresa sueca

Protocolo de intenção de compra permitirá instalação de avançado sistema robotizado de lavagem, esterilização e desinfecção de artigos médicos hospitalares

sex, 26/03/2010 - 9h00 | Do Portal do Governo

O Instituto Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP e a Getinge Group, da Suécia, assinam nesta sexta-feira, 26, protocolo de intenção de compra que permitirá ao hospital a instalação de um avançado sistema robotizado de lavagem, esterilização e desinfecção de artigos médicos hospitalares – o sistema é inédito em todo o continente americano.

A assinatura do protocolo acontecerá durante a visita da rainha Silvia, da Suécia, à Faculdade de Medicina da USP. A Getinge faz parte da delegação de empresas que acompanha a rainha no Brasil.

Segundo o diretor – executivo do Instituto Central do Hospital das Clínicas, Carlos Suslik, o investimento deverá inaugurar no Brasil um novo conceito de limpeza e esterilização de materiais por garantir maior prevenção e controle das infecções hospitalares e total segurança do paciente internado. Para a aquisição da inovação, o Instituto Central investirá R$ 3 milhões de reais. Profissionais do hospital também serão capacitados na Suécia para operação dos equipamentos. O treinamento será baseado no controle de infecção sob os conceitos europeus.

Em paralelo, a central de material esterilizado do Instituto Central passará por obras de reforma e adaptação para receber a tecnologia. O projeto executivo está em andamento e as obras deverão custar à instituição mais R$ 3 milhões de reais. A previsão do hospital é que o sistema entre em funcionamento em dezembro.

O sistema inclui quatro autoclaves, sendo uma híbrida para esterilização a altas e baixas temperaturas, quatro lavadoras/termodesinfectoras de última geração, com produtividade superior e sistemas únicos automatizados para carga e descarga, e lavadora de carro, com respectivos acessórios e equipamentos.

A inovação é importante porque colocará a instituição em outro patamar de destaque, explica Suslik. “Qualquer instituição de saúde que queira se manter a frente de seu tempo deve ter a preocupação com investimento em tecnologia de ponta que priorize a segurança do paciente”, diz.

O Instituto Central do Hospital das Clínicas realiza 2.500 procedimentos cirúrgicos por mês em 48 salas cirúrgicas, além pequenos procedimentos ambulatoriais. Ao todo, o Instituto conta com 121 leitos de UTI, 799 leitos de enfermaria e 100 leitos de urgência e emergência. 

Do Hospital das Clínicas