Hospital das Clínicas faz a 1ª cirurgia para reduzir sequelas do AVC

Paciente recebeu estimulação cerebral; houve melhora na coordenação motora

ter, 15/09/2015 - 10h38 | Do Portal do Governo

O núcleo de pesquisadores da Neurologia do Hospital das Clínicas, da Faculdade de Medicina da USP, acaba de divulgar a realização de uma cirurgia pioneira para diminuição das sequelas em pacientes de AVCi – Acidente Vascular Cerebral Isquêmico. A intervenção é região do cerebelo, responsável pela coordenação dos movimentos e da marcha.

Durante a operação, houve a estimulação cerebral elétrica por intermédio de eletrodos implantáveis sobre a região afetada após o AVCi. A paciente, de 52 anos – submetida ao procedimento em abril do ano passado – tem melhoras significativas na marcha, escrita e manipulação de objetos, de acordo com os médicos responsáveis pela técnica.

A cirurgia é semelhante ao procedimento realizada na doença de Parkinson. No entanto, estimulação é feita em local diferente. “No Parkinson é estimulado o núcleo subtalâmico, estrutura envolvida no programa motor e na velocidade dos movimentos”, afirmou o titular da Neurocirurgia, Manoel Jacobsen Teixeira. “Já no AVC, foca-se no núcleo denteado, estrutura envolvida na coordenação dos movimentos, bastante afetada no paciente”.

O acidente vascular isquêmico, conhecido popularmente como derrame, é uma das principais causas de morte e de incapacidade no mundo e no Brasil, o que gera grande impacto econômico e social.

Do Portal do Governo de São Paulo