Hospital das Clínicas de Botucatu recebe novo aparelho de ressonância magnética

Equipamento da unidade foi adquirido com os recursos da Secretaria de Estado da Saúde, liberados no ano de 2019

seg, 02/11/2020 - 9h21 | Do Portal do Governo
DownloadDivulgação/HCFMB

Nas últimas semanas, o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB) recebeu um novo aparelho de ressonância magnética com o objetivo de aperfeiçoar cada vez mais a assistência aos pacientes. O equipamento foi adquirido com recursos da Secretaria de Estado da Saúde, liberados em 2019. O investimento é da ordem de R$ 3,9 milhões.

O novo aparelho possui 1,5 Tesla de campo fechado, com aplicação em diversas especialidades, entre elas: neurologia, angiografia, cardiologia, oncologia, ortopedia e pediatria. Ele se soma ao aparelho de 3 Tesla já existente no Parque Tecnológico do HCFMB.

Vinícius Ramires, coordenador da Gerência de Engenharia Clínica (GEC) do HCFMB, afirma que o novo equipamento atenderá principalmente a crianças recém-nascidas e com baixo peso corporal, resultando, a longo prazo, em uma redução do tempo de espera. “Essa nova tecnologia trará uma série de benefícios aos gestores, profissionais e, principalmente, aos pacientes, contribuindo para o atendimento de excelência à nossa cidade e à região”, salienta.

Exames

Segundo Érika Ortolan, diretora de Assistência do HCFMB, a nova ressonância está em fase final de instalação, com início de funcionamento programado para dezembro deste ano. “Com essa aquisição, conseguiremos dobrar a nossa capacidade de realização de exames de ressonância, suprindo uma grande carência da nossa região”, afirma.

Para o superintendente do HCFMB, André Balbi, a aquisição de mais um equipamento de ressonância integra o plano de atualização e ampliação do Parque Tecnológico atual do hospital, desenvolvido junto com a Engenharia Clínica.

“A aquisição de novos aparelhos assistenciais tem o objetivo de oferecer o que há de melhor e mais moderno aos diversos setores do Hospital, de modo a aprimorar o nosso atendimento. Esse tipo de investimento consolida o HC como uma unidade de vanguarda, que diariamente se preocupa em trabalhar para oferecer uma melhor assistência aos pacientes”, enfatiza.