Hospital das Clínicas de Botucatu realiza projeto ‘Papo de Parto’

Iniciativa de unidade ligada à Universidade Estadual Paulista auxilia gestantes ao possibilitar trocas de experiências

qui, 13/09/2018 - 18h29 | Do Portal do Governo

Um projeto de extensão desenvolvido com gestantes atendidas no Hospital das Clínicas da Universidade Estadual Paulista (Unesp), em Botucatu, fornece informações confiáveis e tranquiliza as futuras mamães. A iniciativa conta com a participação de 27 alunos dos cursos de Enfermagem e Medicina, por meio de uma experiência essencial para as mulheres e os estudantes.

Os grupos de estudantes se revezam semanalmente no atendimento às pacientes. Além de tirar dúvidas, o objetivo da ação é levar informações que reforcem o papel de protagonismo da mulher sobre o processo de nascimento dos filhos.

Enquanto aguardam atendimento médico, gestantes e acompanhantes participam do “Papo de Parto”. “Todas as semanas, convidamos as participantes, pois os assuntos são diferentes em cada encontro. Trabalhamos as demandas e duvidas que vêm delas. As gestantes podem participar quantas vezes quiserem”, explica a coordenadora do projeto, Milena Temer Jamas.

Conscientização

Marcos Tadeu Garcia, diretor-técnico da Clínica de Ginecologia, Obstetrícia e Neonatologia do Hospital Ipiranga, referência nacional quando o assunto é parto humanizado com mulheres de gestação de alto risco, localizado na capital, destaca a importância de orientar as pacientes sobre o passo a passo da gravidez.

“Na verdade, a conscientização tem que ocorrer antes da gravidez. Existe um apelo para que mães de primeira viagem deem oportunidade ao parto normal. Isso porque a primeira cesariana pode comprometer uma segunda. É uma maneira de evitar riscos para uma gestação futura”, avalia o  gestor.