Hospital das Clínicas de Botucatu realiza curso sobre endoscopia terapêutica

Evento abordou o tema “Vias Biliares”, em atividades realizadas na unidade ligada à Unesp nos dias 24 e 25 de agosto

seg, 03/09/2018 - 20h32 | Do Portal do Governo

O Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB), ligado à Universidade Estadual Paulista (Unesp), promoveu, em 24 e 25 de agosto, o segundo módulo do curso avançado de Endoscopia Terapêutica, que abordou o tema “Vias Biliares”.

Vale destacar que a iniciativa é organizada pelo Serviço de Endoscopia Diagnóstica e Terapêutica e pelo Núcleo de Eventos Científicos do Departamento de Gestão de Atividades Acadêmicas (DGAA) do HCFMB, com apoio da Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva (SOBED), do Centro de Informática Médica (CIMED) do HC, da Diretoria Técnica de Informática (DTI) da FMB e de empresas parceiras.

Além disso, o módulo teve as presenças do presidente nacional da SOBED 2017/2018, Flávio Hayato Ejima, e do presidente da Sociedade Paulista de Endoscopia Digestiva, Gustavo Andrade de Paulo, também responsável pelo Serviço de Endoscopia Digestiva do Hospital Israelita Albert Einstein.

“Demonstro o meu júbilo de auxiliar no desenvolvimento de cursos de aprendizado e de ensino dentro do meu trabalho na SOBED. O hospital é referência no setor e o Serviço de Endoscopia recebe elogios”, ressalta Flávio Hayato Ejima.

Êxito

O responsável médico pela Endoscopia do HCFMB, Cássio Vieira de Oliveira, comentou sobre o módulo e agradeceu a todos que contribuíram para o êxito do curso. “A iniciativa busca trazer profissionais conceituados para transmitir conhecimentos. Temos a expectativa de evoluir para técnicas avançadas, voltadas à capacitação dos residentes e para que os pacientes tenham o melhor à disposição”, enfatiza.

É importante frisar que o curso abordou diversos temas sobre Endoscopia Biliopancreática Básica e Endoscopia Biliopancreática Terapêutica. O público também discutiu casos clínicos, transmitidos ao vivo do setor de Hemodinâmica do Hospital, no auditório do Hemocentro.

Segundo os organizadores, um dos pontos positivos da ação foi a realização dos primeiros procedimentos endoscópicos com a técnica de Dissecção Endoscópica Submucosa (ESD), no Setor de Endoscopia e no Centro Cirúrgico do HCFMB.

O próximo módulo do curso será realizado em 28 e 29 de setembro, com o tema “Próteses Endoscópicas”. As inscrições serão abertas nos próximos dias. Os interessados em participar podem obter informações pelo telefone (14) 3811-6160.