Hospital das Clínicas de Botucatu promove debate sobre processamento auditivo

Atividades reuniram fonoaudiólogos, profissionais da área da saúde, professores e outros especialistas interessados no tema

qui, 20/09/2018 - 10h02 | Do Portal do Governo

O anfiteatro da Patologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB), vinculado à Universidade Estadual Paulista (Unesp), recebeu as atividades do evento “Avaliação e Terapia do Processamento Auditivo – Interface com a Família e a Escola”.

Vale ressaltar que organização foi do HCFMB, por meio do Núcleo de Eventos Científicos e do Serviço de Fonoaudiologia, além da Faculdade de Medicina de Botucatu (FMB). As atividades reuniram fonoaudiólogos, profissionais da área da saúde, professores e outros especialistas interessados no tema.

Palestras

As palestras foram feitas pela fonoaudióloga e mestre em Neurociências pelo Instituto de Psicologia (IP) da Universidade de São Paulo (USP) Janaína Regina Bosso. O primeiro assunto abordado foi “Princípios Básicos da Avaliação do Processo Auditivo Central”. A profissional falou sobre os processos auditivos desde o momento da audição até o momento em que o cérebro decodifica essa linguagem.

“O processamento auditivo é muito mais que só a audição. É um procedimento multissensorial que envolve fatores associados de linguagem visual, motores, entre outros”, explica.

A fonoaudióloga também abordou o assunto “Treinamento Auditivo Acusticamente Controlado” e apresentou materiais utilizados no processo de treinamento para uma reabilitação auditiva, como fones especializados e softwares, entre outros.

Os temas “Como interpretar os exames do paciente – Discussão de Casos Clínicos” e “Interface do paciente com alterações de voz, fluência e deficiência auditiva” foram ministrados pela fonoaudióloga da Unifesp Vera Lúcia Garcia. Os participantes dividiram conhecimentos nos casos relatados e discutiram os tratamentos mais atuais.

Odontologia

Outra novidade é que o Serviço de Odontologia tem como novo coordenador o dentista José Eduardo Ary, que assume a direção do serviço a partir deste mês. O superintendente do HCFMB, André Balbi, anunciou a mudança nesta semana, que iniciou a reunião ao comentar a importância de unificar os trabalhos.

“Dou as boas-vindas ao José Eduardo Ary e apresento um grupo muito forte, que tem o objetivo de crescer cada vez mais. Sabemos da importância desse serviço para o hospital, e este é o objetivo da nova coordenação: investir na Odontologia”, explica.

“Meu intuito é contar com a ajuda de todos e lutar pelos ideais do hospital, partindo do ponto mais importante, que é o paciente. Venho para somar e acredito que focar na união é o principal para atingirmos nosso objetivo”, reforça José Eduardo Ary.

A diretora de assistência do HCFMB, Erika Ortolan, afirmou que a nova gestão dará continuidade ao que já está sendo feito. “A dedicação é o que faz o trabalho acontecer. Tenho certeza que, com o apoio do coordenador e sua equipe nesta nova fase, a Odontologia do HC crescerá muito, tornando-se um serviço de referência”, avalia.