Hospital das Clínicas de Botucatu avalia qualidade do atendimento

Superintendência monitora eficiência e desempenho dos serviços prestados à população

sex, 05/03/2010 - 16h00 | Do Portal do Governo

A superintendência do Hospital das Clínicas (HC) de Botucatu realiza, desde o mês passado, reuniões periódicas sobre indicadores de produção, desempenho e qualidade nas diversas áreas da unidade. A ação, que será concluída em 12 de maio, monitora a eficiência da assistência prestada ao paciente. O hospital é vinculado à Faculdade de Medicina (FM), câmpus de Botucatu.

A unidade passará também por avaliações externas, entre elas do Sistema de Avaliação de Hospitais de Ensino da Secretaria da Saúde. O sistema existe desde 2005 e coleta dados de relatórios mensais e anuais de hospitais de ensino do Estado de São Paulo. As certificações de desempenho hospitalar levam em conta a organização, recursos e metodologia de trabalho das equipes.

“Essas estatísticas de produção darão parâmetros para ações de melhorias em setores que apresentarem deficiências ou números insuficientes”, declara a vice-superintendente do HC, professora Irma de Godoy. A superintendência espera que todas as unidades integrantes do hospital divulguem até maio as estatísticas referentes à sua área. As enfermarias de cardiotórax, gastrocirurgia, neurologia, ortopedia, plástica e urologia já apresentaram os seus níveis de produção.

Umas das primeiras ações para a verificação da qualidade é a instalação de painéis, nos quais serão divulgados indicadores e informações referentes ao processo de certificação de qualidade. A previsão, de acordo com a vice-superintendente, é que todos os setores tenham esse tipo de quadro informativo.

O Hospital das Clínicas do câmpus de Botucatu é a maior unidade hospitalar vinculada ao Sistema Único de Saúde (SUS) e atende a mais de 1,5 milhão de pessoas. Em 2009, realizou mais de 10 mil cirurgias, 400 mil consultas, 2 milhões de exames e 20 mil internações. O hospital conta com 415 leitos e 52 de UTI (30 para adultos, 15 neonatais e 7 pediátricos), 194 consultórios médicos e 31 salas especializadas.

Da Agência Imprensa Oficial e da Unesp