Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto recebe selo de qualidade

Instituição foi recertificada com o selo de Compromisso de Qualidade Hospitalar

qua, 17/10/2012 - 17h20 | Do Portal do Governo

O Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (HCFMRP) da USP recebeu nesta segunda-feira, 15, a recertificação do selo “Compromisso com a Qualidade Hospitalar”, um programa da Associação Paulista de Medicina (APM) em parceria com o Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (Cremesp).

A avaliação foi realizada no final de setembro, porém só agora saiu o resultado que pontuou o HCFMRP com a nota 96,03. Os critérios da avaliação eram perfil, liderança, estratégias e planos, clientes, sociedade (responsabilidade social), informações e conhecimento, pessoas, processos e resultados. A instituição participante deveria atingir o mínimo de 60 pontos de um total de 100. Esses pontos eram avaliados a partir de 406 questões, sendo 32 itens considerados obrigatórios.

ASSISTA AO VÍDEO
Com investimentos de R$ 180 milhões, HC se consolida como maior complexo hospitalar da América Latina

Criado há mais de 20 anos, inspirado nos trabalhos da Comissão Conjunta de Acreditação de Organizações de Saúde (CCAOS), dos EUA, o programa CQH abrange hoje em torno de 125 instituições participantes, a maioria do Estado de São Paulo. Todas participam voluntariamente do programa, que tem o objetivo de melhoria contínua da qualidade dos hospitais, incentivando mudanças de atitude, trabalho coletivo e processos de atendimento das instituições. Com a recertificação, o HC de Ribeirão Preto ratificou que realiza todos os seus processos rigorosamente e de acordo com as normas sanitárias e técnicas exigidas.

Do Portal do Governo do Estado