Hospital das Clínicas cria nova técnica contra apneia

Método de baixo custo fortalece musculatura da língua, face e garganta

qui, 02/07/2009 - 14h00 | Do Portal do Governo

O Laboratório do Sono do Serviço de Pneumologia do Instituto do Coração (Incor) desenvolveu um novo tipo de tratamento da apneia. Os pesquisadores publicaram um artigo sobre o assunto na revista científica internacional “American Journal of Respiratory and Critical Care Medicine”.

A técnica prevê a readequação funcional da face com fonoaudiologia, que é feita com uma série de exercícios para o fortalecimento da musculatura da língua, da face e da garganta (palato mole). Na apneia do sono, esses músculos relaxam além do normal e provocam colapso da musculatura. Em conseqüência disso, ocorre o estreitamento da garganta que resulta em paradas transitórias da respiração.

Cerca de 30% da população mundial tem apneia obstrutiva do sono. Além de causar o ronco noturno e paradas momentâneas da respiração, a doença está ligada à maior incidência de problema cardiovascular. Casos moderados e graves são tratados com aparelho portátil (CPAP), que se acopla ao rosto por meio de máscara usada durante o sono.

Se o grau é moderado e leve, a doença se torna um desafio do médico. Existem várias alternativas de tratamento – entre eles aparelhos portáteis e intraorais, perda de peso e cirurgia. Entretanto o resultado varia muito em função do perfil do paciente. Quem sofre de apneia tem a qualidade do sono diminuída pela interrupção na oxigenação dos pulmões.

Isso acarreta não somente sonolência continuada ao longo do dia, mas também mudanças no metabolismo que aceleram o processo de aterosclerose nas artérias. É comum a doença ser associada aos problemas do coração e dos vasos sanguíneos, no caso obesidade, hipertensão e diabetes.

Da Imprensa Oficial