Hospital das Clínicas cria nova técnica contra apneia no sono

Estudo se tornou tema de artigo científico de publicação americana

qua, 10/06/2009 - 19h00 | Do Portal do Governo

Pesquisadores do Laboratório do Sono do Serviço de Pneumologia do Hospital das Clínicas de São Paulo descobriram um novo método para combater a apneia durante o sono. A técnica consiste em uma série de exercícios de fonoaudiologia para fortalecer os músculos da língua e da garganta. A pesquisa virou tema de uma reportagem da revista “American Journal of Respiratory and Critical Care Medicine” dos Estados Unidos.

Durante a apneia no sono, esses músculos relaxam além do necessário, o que provoca o colapso da musculatura. O estreitamento da garganta decorrente desse processo resulta em paradas transitórias da respiração.

Um grupo de 31 pacientes participou do estudo do Instituto do Coração (InCor) – todos com diagnóstico da doença de grau moderado e leve. Um subgrupo de 16 pessoas foi sorteado para praticar os exercícios, com séries diárias de 30 minutos. Ao final de três meses, o subgrupo que foi submetido à nova técnica apresentou melhora significativa nos indicadores de apneia.

O número de pausas na respiração por hora de sono passou de 22,4 para 13,7 interrupções/hora. Em 60% dos casos, a melhora foi tão significativa que os pacientes passaram de uma apneia de grau moderado para leve. “Os resultados sugerem que a nova técnica é bastante promissora para tratamento desses casos e, o que é melhor, com baixíssimo custo”, diz o pneumologista Geraldo Lorenzi Filho, chefe da equipe e coordenador do estudo.

Estima-se que cerca de 30% da população tenha apneia obstrutiva do sono. Além de causar os incômodos roncos noturnos, acompanhados de paradas momentâneas da respiração, essa condição está ligada a uma maior incidência de problemas cardiovasculares.